Ozonoterapia: para que serve, benefícios e contraindicações!

0
85

Ozonoterapia: para que serve, benefícios e contraindicações!

Analgésico, antiinflamatório, anti-radicais livres, antioxidante, oxigenante e drenante: todas essas são as propriedades terapêuticas da ozonoterapia, técnica simples e pouco explorada da medicina alternativa que oferece diversos benefícios para a saúde. 

Também chamada de ozonioterapia, o procedimento funciona por meio da mistura entre o oxigênio e ozônio. Com a aplicação desse gás no organismo é possível tratar de maneira natural diversos tipos de doenças. Em toda medicina, é tida como uma das mais seguras das terapias médicas. 

Ozonoterapia: o que trata?

Segundo estudos do doutor Saul Pressman, o tratamento com ozônio oferece uma qualidade de vida para pacientes que sofrem com mais de 262 enfermidades. Entre elas: 

– Diversos tipos de câncer; 

– Doenças virais como hepatite C;

– HIV;

– Alzheimer e Parkinson;

– Micose;

– Esclerose múltipla; 

– Problemas de circulação;

– Queimaduras graves;

– Feridas inflamadas, infectadas ou com problema de cicatrização;  

– Hérnia de disco;

– Dores na cervical ou lombar;

– Profusão discal;

– Colite;

– Problemas da articulação por conta de doenças autoimunes;

– Doenças geriátricas. 

Além disso, a ozonoterapia auxilia na redução dos sintomas causados pela radioterapia e da quimioterapia no tratamento do câncer. Desde 2018, a ozonoterapia faz parte do programa de Práticas Integrativas e Complementares oferecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. 

A aplicação do tratamento é realizado gratuitamente apenas em pacientes da área de oncologia, neurologia e odontologia, por meio de recomendação médica. Países como Cuba, Itália, Estados Unidos, Rússia, Grécia e Israel já utilizam de maneira regular a ozonoterapia em seus tratamentos. 

Como aplicar? 

Algumas técnicas são utilizadas para o tratamento com ozônio, as mais populares são: 

– Injeção: com o uso de agulhas, o ozono é injetado diretamente na pele, na zona subcutânea.

– Aplicação sistêmica autólogo: funciona como uma hemotransfusão. Por meio de um aparelho que gera ozônio, ele retira o sangue, mistura e devolve ao paciente. 

– Aplicação sistema por via endovenosa: da mesma maneira que o anterior, ela retira uma parcela de sangue, trata com ozônio e depois insere na veia, porém de maneira manual com agulhas. 

Existe contraindicação? 

Por ser de origem natural, raramente a terapia por meio do ozônio oferece nenhum efeito colateral, porém em caso de alguma ocorrência, geralmente os sintomas são: inflamação das veias, arritmia cardíaca, desmaios, dores no peito e dificuldade na respiração. 

Mulheres gestantes e alérgicas ao ozônio devem evitar o tratamento. Já pessoas que sofram de hipertensão severa, diabetes, hipertireoidismo ou anemia e estejam em momento de crise ou descompensação, devem recorrer a uma avaliação clínica antes de iniciar uma sessão. 

Principais benefícios da ozonoterapia

As vantagens do uso do tratamento com ozônio é que ele além de possuir efeito terapêutico, também serve como preventivo contra o surgimento de diversas doenças. Confira alguns dos benefícios da terapia: 

– Elimina bactérias, vírus e fungos;

– Estimula as defesas imunológicas do corpo:

– Ajuda na regeneração dos tecidos do corpo;

– Auxilia na recuperação funcional em caso de doenças degenerativas;

– Melhora a circulação sanguínea;

– Ótima relação entre custo e benefício, ao contrário de tratamento com medicamentos alopáticos. 

Além de cuidar da saúde dos pacientes e de combater diversas doenças dermatológicas como a acne, a ozonoterapia também possui funções estéticas como: 

– Combate a celulite;

– Reduz as gorduras localizadas;

– Auxilia o anti-envelhecimento;

– Trata possíveis ferimentos na pele. 

Apenas profissionais sérios e realmente capacitados podem trabalhar diretamente com a aplicação da ozonoterapia, de modo que o paciente não sofra com nenhum efeito colateral. Por ser altamente instável, a inalação do ozônio pode ser nocivo para a saúde humana se não manipulado corretamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here