Para que serve a acupuntura? Conheça a terapia milenar

0
495

Para que serve a acupuntura? Conheça a terapia milenar

 

Há quem não conheça os benefícios da medicina tradicional chinesa e se espante com a terapia milenar de aplicação de esferas pontiagudas no corpo, se perguntando, “para que serve a acupuntura?” A acupuntura consiste basicamente na aplicação de pequenas agulhas em partes estratégicas do corpo.

 

Essas regiões chamadas de pontos, são locais onde existem os meridianos, que são as fibras musculares, terminações nervosas, articulações, ligamentos e tendões. Com a aplicação, o fluxo de energia bloqueado volta a circular normalmente, trazendo assim um reestabelecimento do sistema corporal.

Para que serve a acupuntura?

 

Muitas pessoas se questionam se a acupuntura funciona mesmo. O que podemos dizer é que ela tem ao longo de milênios mostrado que a terapia chinesa diminui dores e até cura enfermidades, sem o uso de nenhum recurso químico.

 

Desde 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) utilizada a acupuntura como terapia complementar, sendo reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e estimulada o uso pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Tipos de acupuntura

 

  • Saúde –  Ao aplicar as agulhas nos pontos correspondentes aos órgãos do corpo humano, a acupuntura:

 

– Trata de problemas do estômago;

– Alivia dores de cabeça crônicas;

– Ajuda na cura da incontinência urinária;

– Traz alívio para dores na coluna e joelhos;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Melhora a circulação;

– Regula os batimentos cardíacos;

– Auxilia no combate ao tabagismo, alcoolismo e o uso de drogas ilícitas;

– Diminui ansiedade e depressão;

– Minimiza os efeitos colaterais das quimioterapia;

– Alivia os sintomas da Tensão Pré Menstrual e da menopausa;

– Ameniza sintomas alérgicos.

 

  • Estética – Para a estética a acupuntura pode auxiliar na circulação do sangue, o que desencadeia nas seguintes melhorias:

 

– Diminui a queda de cabelo;


– Ameniza celulites, cicatrizes e acnes;


– Auxilia no rejuvenescimento;


– Melhora a textura da pele ajudando a combater a flacidez;


– Auxilia no processo de emagrecimento.

 

  • Auricular – sementes de mostarda ou esferas de chumbo são utilizadas em pontos específicos para estimular a circulação da energia bloqueada na área determinada pela medicina oriental, na localização exata do órgão do corpo. A medicina tradicional chinesa acredita que a orelha, por remeter o formato a um feto, representa o corpo humano.

 

Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados ao iniciar um tratamento com a técnica de agulhas: a escolha de uma clínica que siga as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o atendimento de um bom profissional especializado e o uso de agulhas descartáveis, pois o compartilhamento desse instrumento pode transmitir graves doenças.  

Acupuntura dói?

 

A dor é algo relativo, pois cada pessoa sente de uma maneira diferente. O que pode acontecer é uma leve sensação de choque e, caso a região esteja tensa, é possível que haja um pequeno sangramento.

 

Para os que possuem medo da agulha do método tradicional, já existe a possibilidade da prática com laser, onde ele é utilizado com uma baixa intensidade nos pontos essenciais. Há também a acupressão, técnica onde os pontos são pressionado com as mãos, tendo como finalidade o alívio de dores e o estímulo do funcionamento normal do corpo.  

 

Para que serve a acupuntura, senão para auxiliar na vida saudável? Por isso é importante que a prática seja realizada com profissionais competentes, médicos ou fisioterapeutas com formação específica na medicina tradicional chinesa.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here