Parto normal ou cesárea: qual o melhor e por quê?

0
334

Parto normal ou cesárea: qual o melhor e por quê?

Saiba como escolher a forma que o seu bebê vem ao mundo e por que essa decisão é tão importante.

Às vezes a gente está tentando engravidar e já surge aquela pergunta: parto normal ou cesárea, eis a questão? A primeira coisa que você precisa saber é que parto normal sempre será melhor que a cesariana.

O que acontece é que quando o bebê entra em sofrimento ou há alguma implicação pela qual a mãe não possa dar à luz por meio do parto normal, opta-se pela cesárea. No Brasil, a cesárea se tornou popular como uma forma cirúrgica de agilizar o parto.

Ao longo dos anos, os médicos começaram a impor a opção a muitas mães, como forma de ter controle sobre os nascimentos. Contudo, isso vem sendo debatido como parte da violência obstétrica e o Ministério da Saúde tem tomado medidas para diminuir o número de cesáreas.

Qual o melhor tipo de parto? Parto normal ou cesárea?

Apesar de a escolha entre parto normal e cesárea ainda ser da grávida em conjunto com a equipe médica, o ideal é sempre optar pelo parto normal. Além de ser a forma mais natural do bebê vir ao mundo, a recuperação da mãe é muito mais rápida.

Se você acha que não quer isso por causa da dor, saiba que existem formas de passar pelo procedimento sem senti-la. E mais! A cicatrização do parto normal é muito mais rápida, a dor no pós-parto é quase inexistente e você e o seu bebê têm ambos menos riscos de infecções.

O parto cesárea é uma cirurgia de grande porte. Os médicos precisam abrir uma parte do seu abdômen, expondo órgãos para retirar o bebê. Isso implica um risco três vezes maior de sangramentos e infecções hospitalares.

Para o bebê também é ruim, pois quando ele passa pela vagina, ele recebe uma dose extra de células do sistema de defesa. Os recém-nascidos não têm o sistema imunológico como o nosso. Eles vão adquirindo células de defesa o tempo todo. Quem nasce de cesárea está mais propenso a ter problemas nesse sentido.

Quando se indica a cesárea?

Mesmo que você esteja em dúvida entre parto normal ou cesárea, em determinados momentos você não poderá escolher. Isso porque a cesárea passa a ser necessária para trazer o bebê sem causar danos.

Pode ser o caso quando o trabalho de parto já está decorrendo há muitas horas e nada do bebê sair. Quando isso acontece, ele pode entrar em sofrimento e os médicos precisam intervir. É o mesmo quando o seu filho não está na posição correta antes do parto ou quando há malformações.

Algumas doenças por parte da mãe podem também obrigá-la a passar pela cesariana. A AIDS e a herpes genital são dois exemplos. Há formas de engravidar e dar à luz a um bebê livre dessas condições, desde que o parto seja a cesárea e durante a gravidez você tome as medidas recomendadas pelo médico.

Outras situações podem levar a esse tipo de parto, como o bebê ser grande demais ou a mãe ter algum problema de saúde no momento do parto, como sangramentos, pré-eclâmpsia e outros.

Por que optar pelo parto humanizado?

Independente do parto normal ou cesárea, o melhor parto é aquele em que há uma humanização do procedimento. O que isso quer dizer? Quer dizer que as suas opções como mulher e mãe são ouvidas e respeitadas.

Durante o procedimento, diga como você se sente, exija os cuidados necessários e se imponha perante médicos e enfermeiros. Se você não quer que algo seja feito no seu corpo, você tem esse direito!

O parto bom é aquele em que o bebê e você saem bem e se recuperam rápido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here