Pode fazer tatuagem amamentando?

0
302

Pode fazer tatuagem amamentando?

Que a maternidade deixa marcas no nosso coração, já sabemos, mas às vezes também queremos marcá-la na pele. Mas será que é possível fazer uma tatuagem durante o período de amamentação?

A gente sabe que amor de mãe é tão grande que, às vezes, não cabe só no coração: é preciso ir para a pele também! Muitas mamães têm o sonho de tatuar o nome do bebê ou algum símbolo relacionado a ele, mas aí se pegam no dilema: pode fazer tatuagem amamentando?

Segundo a Medicina, pode fazer tatuagem amamentando sim, pois nunca foi provado cientificamente que a tinta passa para o bebê através do leite. Ou seja, na teoria, não há tem problema. Mas isso não significa que você pode ir lá naquele tatuador já marcar o seu amor de mãe na pele. É preciso ter atenção a alguns pontos importantes.

Riscos e cuidados para fazer tatuagem amamentando

Fazer uma tatuagem – seja amamentando ou não – é um procedimento de risco para contrair doenças infecciosas. Se o desenho for feito sem as devidas condições de higiene, há grandes chances de transmissão de doenças como hepatite e o vírus HIV pelas agulhas e pigmentos utilizados, que podem estar contaminados. E as doenças sim podem ser passadas para o bebê através do leite materno.

Por isso, é preciso conhecer bem o local onde a tatuagem será feita. Tenha atenção a essas recomendações:

– O tatuador deve usar luvas durante o procedimento;

– O estúdio de tatuagem deve ter equipamentos limpos e esterilizados;

– As agulhas utilizadas precisam ser novas, descartáveis ​​e feitas para uso único;

– Corantes usados na tatuagem devem ser embalados e estéreis também;

– O estúdio deve ter licença para o seu funcionamento e escolha um tatuador certificado, com experiência na área e boas indicações.

Não tenha vergonha de perguntar a respeito desses quesitos. Um profissional sério e de confiança não ficará incomodado com sua preocupação, pois ele sabe que essas informações são importantes tanto para você quanto para seu bebê.

No caso de fazer tatuagem amamentando, o risco maior está na chance de desenvolver alguma inflamação na pele. Nessa situação, seria preciso tratar com medicações que aí sim passam para o bebê através do leite, o que levaria a interromper a amamentação por um tempo.

Outro cuidado está no local escolhido para o desenho. Quem quer fazer tatuagem amamentando não deve desenhar em cima do seio, pois poderia afetar a glândula mamária ou provocar alguma reação alérgica, coceira e dor. Além disso, o pós-tatuagem pede cuidados para uma boa cicatrização, como aplicação de cremes, e isso pode atrapalhar seu bebê na hora de mamar.

Quando é o melhor momento para fazer tatuagem amamentando?

Nos primeiros 45 dias após o parto, durante o puerpério, o corpo da mulher ainda passa por modificações hormonais e está se preparando para voltar ao que era antes da gestação, sem contar a adaptação à nova rotina com o bebê em casa. Por isso, melhor esperar esse período passar antes de fazer a tatuagem.

Mesmo sabendo que as partículas da tinta ficam na pele e não passam para o leite, se possível, também vale a pena esperar a fase do aleitamento materno exclusivo, até os seis meses do bebê.

A partir daí, agora que você sabe que pode fazer tatuagem amamentando, já pode ir pensando em qual desenho vai escolher. Vai ser legal olhar para o desenho tempos depois e lembrar desse momento tão marcante para você e seu bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here