Pontos acupuntura: conheça doenças tratadas com a medicina alternativa

0
309

Pontos acupuntura: conheça doenças tratadas com a medicina alternativa

A acupuntura é uma prática milenar que nasceu na China. Consiste em aplicar agulhas em pontos estratégicos do corpo e é majoritariamente utilizada para aliviar a dor. No Brasil, a acupuntura já foi reconhecida como medicina alternativa e foi incluída no rol de práticas autorizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Acredita-se que os pontos acupuntura são cruciais para resolver dores no corpo e questões como ansiedade e depressão.

O objetivo da acupuntura é encontrar o fluxo de energia vital, conhecido como “chi” pelos chineses. O chi tem 14 pontos de energia ao longo do corpo. Mesmo que seja uma medicina alternativa, a ciência consegue explicar por que a acupuntura dá resultados: pesquisas apontam que as agulhas fazem com que o corpo libere endorfina – um analgésico natural – e também aumenta o fluxo sanguíneo e altera a atividade cerebral. Céticos dizem que a acupuntura só funciona porque as pessoas acreditam nela – um efeito conhecido como placebo.

Pontos acupuntura aliviam diversas doenças e dores

De acordo com vários estudos conduzidos por diferentes pesquisadores, os pontos acupuntura podem, sim, aliviar dores e doenças crônicas. Veja quais são as doenças que apresentam melhora após a aplicação da técnica.

Dor lombar

Se os tratamentos convencionais não forem capazes de aliviar dores crônicas na região lombar, a parte de baixo da coluna, a acupuntura pode ser uma alternativa para melhorar. Dois grupos médicos respeitados sugerem que pessoas nessa situação podem dar uma chance à medicina alternativa. 

Um estudo descobriu que a acupuntura pode funcionar melhor do que os tratamentos convencionais para dores na lombar que duram mais do que três meses. Já nas dores agudas, que costumam vir e voltar em períodos curtos, a eficácia pode não ser tão grande.

Dor de cabeça e enxaqueca

A acupuntura pode ajudar a aliviar a cefaleia tensional e a enxaqueca. Dois estudos constataram que as pessoas que receberam tratamentos com acupuntura tinham menos dias de cefaleia tensional do que as que recebiam tratamento convencional.

Fibromialgia

A acupuntura para fibromialgia teve resultados diferentes em pesquisas distintas. Alguns estudos mostraram que o ponto acupuntura pode aliviar temporariamente a dor, mas outros disseram o contrário. Um pequeno estudo conduzido pela clínica Mayo sugeriu que a acupuntura pode reduzir outros dois problemas da fibromialgia: fadiga e ansiedade.

Mas, no geral, ainda não existem evidências científicas suficientes para sustentar a ideia de que a acupuntura pode ser benéfica para a fibromialgia.

Artrite

A acupuntura pode ser um tratamento paralelo à medicina convencional para a osteoartrite, de acordo com o National Institute of Arthtitis and Musuloskeletal and Skin Diseases. Pesquisas recentes e promissoras mostraram que a acupuntura reduz a dor da artrite, especialmente nos joelhos. Mesmo com a afirmação do instituto, ainda são necessárias mais pesquisas conclusivas sobre a eficácia da acupuntura para osteoartrite.

Síndrome do Túnel do Carpo

Os pontos de acupuntura foram testados e comparados com esteroides para dores nos braços e mãos oriundas da síndrome do túnel do carpo. Pesquisadores em Taiwan dividiram dois grupos: para um deles, ofereceram oito sessões de acupuntura durante um mês, enquanto outro grupo foi tratado com os esteróides. O grupo que teve as sessões de acupuntura relatou sentir um alívio maior dos sintomas durante um período maior quando comparado com o outro. 

Enquanto estudos sugerem que esses resultados são promissores, existem outras correntes na medicina que acreditam que é necessário ter mais evidências e conduzir mais estudos a fim de concluir se a acupuntura ajuda ou não a aliviar a síndrome do túnel do carpo.

Náusea

No pericárdio, um dos pontos acupuntura usado para tratamento de náusea, mostrou eficácia para redução dos enjoos e vômitos, mesmo após tratamentos para câncer e cirurgias. 

Estudos compararam 10 diferentes métodos de acupuntura – incluindo agulhas, estímulos elétricos e pressão – aos medicamentos que bloqueiam as náuseas e vômitos. O resultado foi surpreendente para os pesquisadores, que concluíram que o estímulo desse ponto pode ajudar a aliviar esse desconforto.

Fertilidade

Celebridades, como as cantoras Mariah Carey e Celine Dion dão à acupuntura os créditos pela resolução dos seus problemas de fertilidade. Algumas pesquisas dão suporte a essa teoria, sugerindo que a acupuntura pode aumentar a eficácia dos tratamentos para fertilidade.

Uma das teorias acredita que os pontos acupuntura são capazes de reduzir o estresse e aumentar o fluxo sanguíneo nos ovários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here