Como fazer enfeite de porta de maternidade para o bebê?

0
363

Como fazer enfeite de porta de maternidade para o bebê?

O enfeite pode ser utilizado no dia do nascimento para identificar o quarto da mãe e do bebê no hospital.

O enfeite de porta de maternidade é mais uma daquelas coisas fofinhas que muitas mulheres adoram fazer pouco antes da chegada do bebê. Geralmente você encomenda com alguém que tem dons do artesanato, pois o objeto deve ser personalizado com o nome da criança.

Comprar o ornamento de porta de maternidade pode sair caro, mas é um investimento. Depois do parto, você pode colocá-lo na porta do quarto do bebê ou mesmo em cima da cabeceira do berço. Sem falar que é mais uma daquelas lembranças para você mostrar para o seu filho ou filha daqui alguns anos.

Como decorar porta de maternidade?

Primeiro de tudo, convém saber se o hospital em que você pretende dar à luz aceita esse tipo de coisa. A maior parte das maternidades é receptiva aos ornamentos, já que no Brasil isso já é basicamente uma tradição.

Contudo, alguns hospitais proíbem decorar ou enfeitar a porta de maternidade. Quando é assim, paciência, não há muito que você possa fazer. Se for permitido, agora é hora de pensar em temas.

A moda atual é fazer a porta de maternidade em nuvem. Fica muito bonitinho e é um tema bastante neutro, que pega bem tanto para meninas como para meninos. Outra vantagem de usá-lo é que você pode bordar ou fazer o desenho com patchwork e colagens.

Animais são outra temática fácil de reproduzir. É o caso da família urso. Esses enfeites representam toda a família e isso pode ficar bem legal. Os temas religiosos também têm muita adesão. Algumas mães mandam bordar orações de proteção e frases ou salmos da Bíblia.

Muita gente hoje em dia faz o enfeite relacionando com o signo do bebê. Tudo isso é uma excelente ideia se você tem certeza da data de nascimento e do nome da criança.

E se eu optei por não saber o sexo do meu filho?

Não é porque você não sabe o gênero do bebê e o nome em concreto que não pode ter um enfeite comemorativo para colocar na porta da sua maternidade. Nesse caso, opte por usar o nome da família ou até mesmo não colocar mais nada além da temática e um “bem-vindo bebê!”.

Você pode ainda gravar as opções de nome em feltro com velcro e colar no enfeite de porta de maternidade na hora do nascimento. Assim, tem o ornamento personalizado, mesmo sem saber se é menino ou menina.

Outra opção é o quadro negro. Você cola ele na porta e algum familiar escreve o nome do recém-nascido, a data e os outros dados no quadro. Assim quem passa fica sabendo quem está por trás daquela porta.

Que materiais usar?

Normalmente se faz esse tipo de coisa em tecido. Fica bonito quando tem colagens e relevo. Algumas pessoas adicionam bichinhos de pelúcia também. Porém você pode usar diversos materiais, como botões, garrafas PET, EVA, isopor, madeira e gesso.

Uma boa ideia é comprar uma moldura de foto mais elaborada e fazer o seu enfeite ali dentro. Flores secas também adicionam estilo ao objeto. Mas vale de tudo, até lantejoula se você desejar!

No Youtube, você encontra diversos vídeos no estilo Faça Você Mesma mostrando o passo a passo para criar a porta de maternidade, independente do tipo e do estilo. Ver alguns antes de partir para o artesanato é bom para se inspirar e deixar fluir a criatividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here