Será que estou grávida? Quando fazer o teste de gravidez?

0
499

Será que estou grávida? Quando fazer o teste de gravidez?

 

Você esqueceu da pílula anticoncepcional, fez sexo desprotegido, a camisinha estourou… Muitos são os motivos para você começar a pensar que está grávida. Mas você sabe quando fazer o teste de gravidez? Embora muitos fabricantes afirmem que você pode realizar um teste de gravidez uma semana após o sexo desprotegido, este não será um resultado confiável. Isso porque não engravidamos no mesmo dia em que tivemos relações íntimas. Leva algum tempo até que o espermatozóide encontre o óvulo e se inicie a fertilização. Portanto, caso você faça um teste nos dias a seguir ao coito, o seu corpo pode não estar liberando HCG suficiente na urina, e dessa forma não há como identificar a gravidez.

Espere um pouco mais, para quando decidir fazer o teste de gravidez possa obter resultados mais confiáveis. Em geral, você deve esperar até o seu próximo período menstrual para realizar a verificação. Testes de farmácia, em sua maioria, dizem ser mais de 99% seguros em relação ao resultado final, portanto para não desperdiçar testes e obter um bom resultado, espere que sua menstruação atrase em torno de 6 dias, e quando for fazer o teste de gravidez tenha em consideração também realizar um exame de sangue para a confiabilidade do resultado.

 

Como e quando fazer o teste de gravidez

 

Já que agora você já sabe quando fazer o teste de gravidez, vamos a parte prática. Relembrando que você deve realizar o teste 8 dias após a relação não protegida ou 6 dias após o seu atraso menstrual. Cada fabricante utiliza material e forma diferentes, bem como tem instruções claras para garantir que o resultado seja o mais fiel possível. Portanto, é necessário levar em conta realizar o teste exatamente como descrito na bula.

 

*(Leia também: Saiba quais os sintomas de gravidez nas primeiras semanas)

 

Passo 1: Faça o teste com o primeiro xixi da manhã. Os testes têm como método de avaliação o nível de HCG no sangue, é por esse motivo que indicam fazer o teste logo na primeira urina da manhã. Isso porque o HCG estará mais concentrado e menos diluído. Alguns líquidos podem diluir muito o nível de HCG no organismo e comprometer o resultado final.

 

Passo 2: Obedeça exatamente o tempo de espera que o fabricante indica. Não tente sair pela casa abanando ou assoprando o teste. Quando for o momento certo o resultado irá aparecer, conforme cada bula.

 

Passo 3: Interprete o resultado exatamente como indicado na bula. Quando for fazer o teste de gravidez tenha em consideração ler as instruções com bastante calma. Para não comemorar antes da hora.

 

Quando fazer o teste de gravidez laboratorial

 

Uma vez que o teste de gravidez indica que você está grávida, é recomendável fazer uma verificação de confirmação do resultado em uma clínica ou hospital ginecológico. É neste momento que outros testes podem ser aplicados em relação a sua gestação.

Caso você tenha ficado em dúvida sobre o resultado, ou não tenha conseguido interpretar o teste corretamente, refazer uma verificação será importante. Por exemplo: nos testes que fornecem o resultado através de linhas, ao aparecer uma linha fraca, é muito provável que você esteja grávida. Isso ocorre pelo baixo nível de HCG na sua amostra de urina. À medida que o seu corpo produz mais HCG, o nível de HCG na sua amostra de urina aumentará mais e mais até que possa ser facilmente detectado.

 

Se você ainda tem dúvidas de quando fazer o teste de gravidez, procure um serviço de ginecologia para maiores esclarecimentos. Com o avanço da tecnologia algumas formas de verificação de possível gestação pode indicar inclusive as semanas de gravidez. Ainda assim nenhum deles substitui o método que nossas mães e tias confiam, o exame de sangue.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here