O que não comer na gravidez? Alimentos permitidos e proibidos

0
412

O que não comer na gravidez? Alimentos permitidos e proibidos

 

Quando a gente engravida, uma das principais preocupações é o cardápio.

Se você quer saber o que não comer na gravidez, fique calma, a lista não é tão extensa assim. É verdade que existe uma lista de alimentos proibidos para grávidas, porém tudo tem de ser visto de múltiplos pontos de vista.

Logo no primeiro trimestre é que você precisa ter mais atenção com o que não comer na gravidez. Isso porque, quando o feto está se formando, ele está muito mais suscetível a microrganismos que você pode ingerir em alimentos contaminados.

Assim como o embrião, durante a divisão celular, precisa de uma série de nutrientes. Por isso, você deve ter uma alimentação mais saudável, visando fornecer vitaminas e minerais para o seu futuro filho.

O problema é que, tanto as mães como os médicos, exageram um pouco na hora de restringir a alimentação. Claro que álcool é completamente proibido, contudo não é porque você está grávida que não pode comer sushi.

O que não comer na gravidez?

O sushi é o item mais polêmico na lista do que não comer na gravidez. O maior motivo pelo qual ele é mal visto pela classe médica é a falta de higiene no preparo. Estamos falando de peixe cru, que muitas vezes se contamina fácil.

Quando você está grávida, sua imunidade pode baixar e deixar passar algumas bactérias que normalmente seriam eliminadas pelo próprio organismo. Por isso, o sushi não é recomendado, assim como as saladas feitas em restaurantes, porque não sabemos se os alimentos crus foram bem lavados.

A questão é, se você conhece o lugar, sabe a procedência dos alimentos e confia na forma de preparo, pode comer sim e sem medo. Na primeira consulta com o obstetra, você já recebe o plano alimentar de gestação. Alguns médicos são mais cautelosos, porque sabem que as grávidas se deixam levar pelo desejo.

O plano é uma sugestão. Você deve sempre seguir as orientações dos profissionais de saúde. Porém com parcimônia. Se o chocolate é proibido e você está com desejo, opte pela versão mais saudável, como aquele meio amargo, que tem menos açúcares.

 

O mais importante é ter uma alimentação bem balanceada em que você coma de tudo, para ingerir proteínas, carboidratos e vitaminas. Também é importante comer coisas ricas em cálcio, para evitar a perda óssea durante o período.

Alimentos prejudiciais ao bebê

Além do álcool, algumas outras substâncias causam mal ao bebê. São os chás, cafés e alimentos que contêm teína. Essa substância acelera o batimento cardíaco e pode causar sofrimento ao feto.

O café até pode ser bebido, mas apenas uma xícara por dia. Os chás devem ser evitados, pois muitos deles são abortivos em grandes quantidades. Prefira infusões naturais, como de menta, e sempre consulte seu médico sobre se pode ou não tomá-los.

Os adoçantes e produtos à base aspartame também são péssimos para a futura mamãe. Eles são cheios de substâncias tóxicas que provocam a morte celular. Prefira adoçantes naturais, como Stévia.

E é claro, refrigerantes também podem ser classificados com perigosos. Eles contêm adoçantes, corantes e uma série de componentes químicos ruins para a sua saúde inclusive. Quando o assunto é o que não comer na gravidez, evitar as bebidas açucaradas e industrializadas é o melhor.

Procure tomar sucos naturais de frutas e ingerir bastante água!

Alimentos permitidos

Frutas, verduras, carnes, massas e tudo que for natural, bem cozido, lavado e preparado pode ser ingerido pela grávida. Você não precisa virar a Bela Gil durante a gestação, mas pode sim pegar mais leve e até aproveitar para mudar de hábitos.

Não se esqueça que tudo isso vale para os primeiros meses de vida do seu filho, enquanto você estiver amamentando. É que o que você come vai também parar no seu leite. E não se sinta culpada se lá pelas tantas você se esquecer da listinha e comer um sorvete ou um sushi.

Agora que você já sabe o que não comer na gravidez, relaxe e curta o momento. Essa fase pode ser uma das mais bonitas da sua vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here