Como lidar com a queda de cabelo pós-parto e o que fazer?

0
898

Como lidar com a queda de cabelo pós-parto e o que fazer?

Se o seu cabelo começou a cair depois da chegada do bebê, não se desespere. Isso é normal e tem solução!

A queda de cabelo pós-parto é um problema bastante comum que afeta milhares de mulheres no mundo todo. Esse problema pode ainda continuar além do parto e ao longo do período de amamentação.

Se você notou que está tendo queda de cabelo pós-parto, saiba que isso pode ser amenizado com algumas medidas simples e mudanças no dia a dia. Além disso, a queda não é de todo ruim. Ela acontece por causa das trocas hormonais que o corpo sofre. Depois, o cabelo volta a nascer ainda melhor e mais volumoso.

Queda de cabelo pós-parto, o que fazer?

A primeira coisa que você deve fazer se nota que vem perdendo mechas de cabelo é conversar com o seu médico. Às vezes o problema pode ser associado a uma perda muito grande de nutrientes e até a anemia gestacional. Quando esse for o caso, você poderá ter que fazer reposição de vitaminas via oral, com prescrição médica.

Mas se você já fez os exames e sua saúde vai bem, ainda pode amenizar a queda de cabelo pós-parto com alguns passos simples. Ter uma alimentação mais saudável e variada ajuda e muito nesse sentido.

Procure deixar os seus pratos mais coloridos e aumento o consumo de proteínas, fontes de vitamina A, ferro e zinco. Essas são as principais substâncias que atuam nos folículos capilares, fortalecendo os fios.

Os alimentos que não podem faltar no seu prato são: ovos, laticínios, carnes magras, cenoura, espinafre, feijão, beterraba e oleaginosas. Lembre-se também de melhorar a ingestão da vitamina C, que ajuda a fixar o ferro no organismo. Por isso, aposte em sucos de laranja e limão.

Aliás, vitaminas e batidas caseiras podem ser a solução do seu problema. Sem falar que são uma ótima opção de lanche no meio da tarde e ajudam você a produzir leite para o bebê. Um leite muito mais saudável, diga-se de passagem.

Troque de shampoo

Procure os produtos para cabelos sensibilizados e quebradiços. Dê preferência para os que contêm menos compostos químicos prejudiciais e têm fórmulas mais naturais. Evite também lavar o cabelo todos os dias.

Se possível, lave um dia sim e outro não. Isso ajudará a manter a camada de oleosidade natural do couro cabeludo, que protege os fios e evita a queda excessiva. Todavia não deixe de lavar o cabelo por muito tempo, pois pode fazer com que essa oleosidade aumente muito e entupa os poros, provocando mais queda.

O equilíbrio aqui é a solução ideal para você. Hidratar o cabelo também será importante. Você pode comprar máscaras prontas ou criar as suas em casa. Máscaras de cabelo caseiras são boas porque podem ser feitas com ingredientes 100% naturais.

Um ovo batido com uma colher de sopa de óleo de rícino aplicado junto ao couro cabeludo por uma hora pode fazer a diferença. O próprio óleo de rícino puro já é bastante eficiente na precaução da queda de cabelo pós-parto.

Queda de cabelo pós-parto dura quanto tempo?

Infelizmente, o problema pode prevalecer por até seis meses. Ainda mais se você não se cuidar e seguir as recomendações acima ou indicadas por um médico. Com o tratamento adequado, em pouco mais de um mês você já controla o volume da queda.

Tomar cápsulas de Biotina é uma das soluções que as mulheres mais buscam quando o assunto é queda de cabelo pós-parto. Contudo vale lembrar que tudo que você toma pode afetar o recém-nascido através do aleitamento. Então consulte um profissional de saúde antes de fazer isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here