Queimação nos pés: o que pode ser?

0
357

Queimação nos pés: o que pode ser? 

A forte sensação de queimação nos pés é algo frequente em grande parte da população. Isso porque, essa sensibilidade pode ser sintoma de diversas complicações do sistema corporal. Ela pode surgir de maneira leve, como um suave formigamento ou até mais forte, ao ponto de incomodar durante o sono.

Para realizar um diagnóstico com precisão é necessário a ida a um posto de saúde, onde um clínico geral poderá solicitar uma série de exames, com o objetivo de identificar se o paciente possui alguma deficiência de vitaminas, anemia ou até infecção. Muitas vezes uma simples falta de potássio, cálcio ou vitamina B no sistema imunológico pode desencadear essa sensação.  

Queimação nos pés: quais as doenças possíveis? 

Como já dissemos, a sensação de queimação nos pés, bem na região da sola, pode caracterizar diversos problemas que vai desde a uma simples deficiências de vitaminas e nutrientes, passando por alcoolismo, infecções e nervos, até chegar ao HIV. Confira abaixo quais deles podem ser:

  • Cansaço: uma grande carga de exercícios físico ou o uso de calçados inapropriados para o tamanho podem forçar os músculos e ossos dos pés, provocando após um dia de atividades intensas, dor e queimação. Para mulheres, o uso de saltos pode piorar os sintomas. O que pode ajudar nesse caso é o uso de palmilhas e sessões de fisioterapia ou RPG para melhorar a postura. 
  • Eritromelalgia: vasodilatação de artérias do pé que podem desencadear queimação e o aumento da temperatura da pele. 
  • Polineuropatia alcoólica: É uma doença causada pelo alcoolismo crônico,  por conta do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os pacientes apresentam queimação na planta dos pés e dores fortes nas panturrilhas. 
  • Alterações do sistema imunológico: Problemas com o aumento da temperatura do corpo e até alterações hormonais da menstruação podem deixar os pés mais sensíveis. 
  • Doença Arterial Periférica (DAP): problema circulatório que pode apresentar formigamento  e queimação nas extremidades dos membros inferiores
  • Infecções: O surgimento de alguma infecção provocada por vírus ou bactérias pode causar queimação nos pés, como herpes, citomegalovírus e até o HIV. 
  • Diabetes: uma lesão nos nervos das pernas e pés que causa o incomodo. O controle da glicemia com insulina pode auxiliar nos sintomas de sensibilidade nos pés 
  • Fascite plantar: Inflamação do tecido fibroso chamado fáscia, presente na sola do pé e que se estende a cada pisada.
  • Má circulação: Problemas circulatórios e arteriais podem ocasionar dores e queimação nos membros inferiores, além do aparecimento de varizes e inchaço constante nas pernas. O uso de meias elásticas costumam ser boas alternativas para a ajudar a aliviar a sensação nesses casos.  
  • Pé de atleta: irritação de pele que faz descamar a região da sola e causa ardor, queimação e coceira. 

Para aliviar os sintomas da queimação nos pés antes de um diagnóstico médico, é recomendado fazer repouso com os pés para cima. Deite na cama ou no sofá e coloque um travesseiro para elevá-los. Fazer um escalda pé com água fria com vinagre de maçã ou açafrão também pode ajudar a aliviar a dor e a queimação, auxiliando na circulação do sangue. Automassagem com as mãos em uma compressa de água fria pode ativar as células.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here