Remédio para micose de unha: tratamentos convencionais e soluções caseiras

0
329

Remédio para micose de unha: tratamentos convencionais e soluções caseiras

Onicomicose ou micose de unha é uma infecção causada por fungos que deixa a unha amarela e deformada. Os fungos que provocam a micose de unha são geralmente adquiridos em áreas úmidas e quentes, como banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas. É preciso haver pequenas lesões entre a unha e a pele para a penetração.

O uso de remédio para micose de unha é eficaz no tratamento, fazendo com que ela desapareça. Para diagnóstico, pode-se fazer uma pequena raspagem da unha e colher uma amostra para pesquisa de fungos.

Remédio para micose de unha

Os principais remédios para tratar micose incluem antifúngicos em pomadas, cremes, loções e sprays. É importante passar o remédio cerca de 3 a 4 centímetros além das bordas da micose. O tratamento costuma durar cerca de 1 a 4 semanas. Mas, em alguns casos, ele pode durar meses.

Quando as lesões são graves ou ocupam uma grande área, pode ser necessário o uso dos medicamentos em comprimido, como Terbinafina 250mg, Fluconazol 150mg ou Itraconazol 100mg.  Outros remédios também podem ser recomendados no tratamento, como Clotrimazol, Miconazol, Ciclopirox, Amorolfina, Andriodermol e Lakesia.

Remédio para micose de unha: soluções caseiras

O uso de remédios caseiros pode ser útil para complementar o tratamento, tais como: o óleo de copaíba, água oxigenada, alho e hortelã-pimenta. Tanto o alho como o hortelã-pimenta possuem propriedades antisséptica e antifúngicas que ajudam a combater a micose de unha. Os remédios caseiros podem ser usados nas unhas do pés e das mãos. 

Separamos aqui duas receitas caseiras.

1 – Remédio caseiro com alho

Ingredientes

1 dente de alho

1 vidro de clorexidina ou Mertiolate

Modo de preparo

Coloque o dente de alho dentro do vidro de clorexidina ou Mertiolate. Aplique a solução 3 vezes ao dia nas unhas infectadas durante 1 mês.

2 – Chá de hortelã-pimenta

Ingredientes

30g de folhas de hortelã-pimenta

500 ml de água fervente

Modo de preparo

Coloque a água fervente em uma bacia e adicione as folhas de hortelã-pimenta. Espere a água ficar morna. Mergulhe os pés na bacia por cerca de 20 minutos e seque-os bem.

Outros tratamentos

Outra opção é o tratamento com laser, chamado de terapia fotodinâmica, realizado em sessões semanais por 1 a 3 meses. Além de eliminar o fungo, este tipo de tratamento é capaz de promover o crescimento da unha. 

Também existe o tratamento com LED, que funciona da mesma forma que o laser.

Problemas da micose

Na maioria dos casos, a micose de unha não costuma produzir nenhum sintoma além das alterações cosméticas das unhas, sendo fragilidade, descolamento, escurecimento e  espessamento da unha os sinais mais comuns.

Em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos, a onicomicose pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias, como erisipela, ou até celulite.

Encontrar o tratamento ideal é essencial para reduzir os problemas estéticos e as possíveis infecções consequentes da micose em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos. Há uma variedade de remédios para micose de unha, em cremes, pomadas, sprays e comprimidos. Há também soluções caseiras que podem ser usadas para complementar o tratamento. Além do tratamento, manter a região limpa e seca facilita a recuperação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here