Cuidados com a pele seca podem evitar rosto descascando

0
577

Cuidados com a pele seca podem evitar rosto descascando

Seu rosto descasca frequentemente e você não entende por quê? Rosto descascando pode ter diversas causas: fatores ambientais (como sol, calor, vento, secura e umidade excessiva, que irritam e danificam a pele) ou um dano direto, como queimadura ou infecção. Também pode ser um sinal de desordem do sistema imunológico, alergia ou outras doenças como psoríase e eczema, que podem causar descamação. Por isso, se não houver melhora do quadro ou o descascamento no rosto for acompanhado de outros sintomas como coceira e vermelhidão, é importante procurar um especialista.

 

Rosto descascando: Sol

 

O rosto descasca quando exposto ao sol,  porque os raios solares UVB criam queimadura na pele. O calor resseca e causa descamação pela morte celular.

Para prevenção da descamação do rosto, é importante usar filtros solares e hidratar a pele, além de evitar banhos quentes e demorados e o uso de esponjas e esfoliantes.

A pele seca é a que mais sofre, principalmente nas épocas mais frias, que favorecem mais ainda a perda da umidade cutânea natural.

 

Cuidados com a pele seca

O uso de filtro solar (fator 30 no mínimo) todos os dias é essencial para todas as pessoas, já que evita os desgastes causados pela exposição da pele ao sol. Para quem tem a pele seca, protetor é ainda mais fundamental, porque este tipo de pele está mais suscetível a esses desgastes. O uso de sabonetes suaves, hidratantes (de preferência naturais, como manteiga de karité, glicerina, vitamina E e uréia ) e água termal também são cuidados importantes para evitar o ressecamento e a descamação da pele seca.

Soluções caseiras, com aveia, azeite de oliva, mamão papaia, mel, purê de banana, maçã e pepino são usadas para combater sinais de desidratação na pele, como o rosto descascando. Mas não há comprovação científica para esses tratamentos.

 

Se você tiver a pele seca, use diariamente soluções de limpeza, vendidas na forma de géis, sabonetes faciais e espumas, e hidrate a pele usando um gel de aloe vera, que é um tratamento comum para irritações na pele. Ele tem ação eficaz e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

 

Em casos mais severos, é necessário o uso de pomadas de corticosteróides. Seu costuma ser benéfico, mas a pomada deve ser recomendada por médicos e portanto, é necessária a avaliação médica antes de dar início ao tratamento.

 

Rosto descascando pode ser sinal de uma queimadura ou uma infecção e ser consequência de fatores ambientais, como a exposição solar. Por isso, nunca deixe de usar filtros solares diariamente. Peles secas são mais propícias ao ressecamento do rosto, por isso, cuidados com a hidratação da pele são essenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here