Sabonete de aroeira: conhece essa maravilha para a pele?

0
284

Sabonete de aroeira: conhece essa maravilha para a pele?

Está ao seu alcance ter uma pele renovada e livre de impurezas. Descubra aqui os benefícios do sabonete de aroeira

A aroeira é uma planta medicinal da flora brasileira rica em tanino, substância orgânica que funciona especialmente como adstringente na pele e em mucosas. Está aí um bom motivo para o sabonete de aroeira aparecer na lista dos mais benéficos tratamentos naturais para combater a oleosidade excessiva da pele do rosto, fechar os poros e tratar e prevenir manchas, espinhas e cravos.

Além disso, seu efeito analgésico, antioxidante e anti-inflamatório é comprovado nas terapias alternativas que adotam suas propriedades antibacterianas e antissépticas para os cuidados com a pele, inclusive no combate à inflamações, ferimentos de difícil cicatrização e ainda no tratamento de frieiras, coceiras e rachaduras dos pés. Resumindo: o sabonete de aroeira faz com que a pele fique mais seca e livre de impurezas. Quer mais uma notícia boa? O produto é facilmente encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais.

Como usar o sabonete de aroeira

Para combater acne, cravos, espinhas, manchas, rugas, frieiras, pequenas escoriações e também controlar a oleosidade excessiva da pele do rosto, aplique diariamente o sabonete de aroeira sobre a área afetada, com movimentos leves, sem esfregar, e retire com água corrente. É melhor usar o sabonete à noite, antes de deitar, pois em alguns casos o óleo de aroeira é fotoativo, podendo causar manchas na pele sob efeito dos raios solares.

 

Entretanto, vale o alerta: a aroeira por si só não faz milagres. O sabonete de aroeira é indispensável para uma pele bonita, jovem e saudável, mas é fundamental adotar na sua rotina uma alimentação balanceada, beber muita água e usar filtro solar regularmente, sem esquecer o uso do hidratante, já que esse tipo de sabonete costuma deixar a pele mais seca.

Outro cuidado: apesar de as aroeiras, em geral, serem espécies medicinais, só é recomendado o uso da aroeira-mansa, popularmente conhecida como aroeira-vermelha. É justamente esse o tipo indicado por dermatologistas para ser usado na forma de sabonete. Vale saber, no entanto, que existe a aroeira-brava, também nativa do Brasil. Seu próprio nome popular avisa que é importante diferenciá-la da espécie “mansa”, já que sua seiva produz urticária e alergias bastante graves em pessoas mais sensíveis.

 

De toda forma, por se tratar de um produto natural indicado para a maioria das pessoas, suspenda o uso do sabonete caso perceba alguma alteração na pele e procure um médico.

Outros benefícios da aroeira

Além do uso tópico, a aroeira-mansa também é benéfica na forma de chás no combate a reumatismos, gota, dores ciáticas e favorece também o tratamento de problemas urinários. Para uso interno, o recomendado pela medicina alternativa é o chá das folhas, em infusão, ou ainda da casca, em decocção.

Para preparar a infusão, ferva um litro de água mineral, junte 100 gramas de folhas frescas de aroeira, abafe por 5 minutos, coe e tome 3 a 4 colheres de sopa ao dia (conserve o que sobrou na geladeira).

Para preparar a decocção, junte a um litro de água 3 a 4 pedaços de casca de aroeira, leve a ferver por 10 minutos, coe e consuma frio ao longo do dia (guarde o resto na geladeira).

Gostou? Use sim o sabonete de aroeira, sua pele vai agradecer. Mas não abuse! E não hesite em procurar seu médico em caso de dúvidas ou de alterações de sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here