Sabonete artesanal: como preparar em casa

0
292

Sabonete artesanal: como preparar em casa 

Se você nunca pensou em preparar seus produtos de limpeza pessoal em casa, então faça um desafio. Leia o rótulo da composição no verso das embalagens! 

Depois de fazer esse teste, muitas mulheres têm preferido produzir em casas seu próprio sabonete artesanal. Isso porque, os produtos industrializados muitas vezes possuem inúmeros agentes químicos e ingredientes artificiais que, no geral costumam causar alergias e irritações na pele. 

Os sabonetes artesanais são elaborados com poucos ingredientes. A matéria-prima em sua maioria são extratos naturais e essências de plantas e flores, extraídos da natureza de maneira sustentável, sempre com o propósito de hidratar a pele e evitar agressões químicas. Os benefícios para o corpo ao longo do tempo são inúmeros e para o bolso também, pois geralmente a economia ao preparar seus próprios produtos em casa costuma ser grande.  

Preparação do sabonete artesanal 

Existem diversas formas de preparar um sabonete caseiro, porém a base sempre será a glicerina vegetal, que normalmente é vendida transparente ou na cor branca. Os outros ingredientes são adicionados conforme o propósito de cada produto: 

Sabonete artesanal para hidratar

Nada melhor que mel e aveia para hidratar a pele. Para a produção será necessário: 

250 gramas de base glicerinada;

10 ml de essência de mel;

10 ml de Lauril (responsável pela formação de espuma);

10 ml de extrato glicólico de aveia;

1 colher de sopa de mel puro;

1 colher de sopa de aveia em flocos (prefira os finos para poder esfoliar);

Gotas de corante para cosméticos do tom de sua preferência.

Modo de preparo: Mexa com uma espátula todos os ingredientes de maneira lenta e leve no fogo baixo. Despeje devagar em uma forma e espere esfriar para cortar. Depois corte o sabonete e enrole um filme plástico em cada um deles. 

Sabonete artesanal para acalmar

Para efeitos tranquilizantes o mais recomendado é o sabonete natural de cenoura e mel. Os ingredientes são: 

450 gramas de base glicerinada;

10 ml de extrato natural de cenoura;

30 ml de Lauril;

20 ml de extrato de própolis;

1 colher de sopa de mel puro;

2 colheres de sopa de fubá fino (ótimo para esfoliar).

Modo de preparo: Em uma panela esmaltada coloque a base glicerinada no fogo baixo até virar líquida. Depois acrescente todos os outros ingredientes, mexendo lentamente. O ideal é formar uma consistência cremosa. Despeje nas formas e deixe esfriar naturalmente. 

Sabonete artesanal para esfoliar

A argila funciona como um peeling natural e ajuda a purificar e limpar a pele, agindo também como antibactericida. Para produzir o sabonete esfoliante caseiro tenha em mãos: 

100 gramas de base glicerinada;

1 colher de sopa de argila solforosa; 

1 colher de sopa de mel puro;

Gotas de essência de mel. 

Modo de preparo: Derreta a glicerina em fogo baixo. Depois fora do fogo, acrescente os outros ingredientes. Misture devagar e coloque em formas pequenas. Espere secar por 2 horas e depois desenforme o produto. 

Sabonete artesanal para as mãos

Para deixar na pia do banheiro, o melhor é preparar um sabonete caseiro líquido. Você irá precisar: 

300 ml de água destilada;

100 ml de base para o sabonete líquido;

3 colheres de sopa de anfótero (usado para aumentar a viscosidade do sabonete)

1 colher de  sopa Lauril líquido;

1 colher de sopa essência de erva doce;

Gotas de corante para cosméticos do tom de sua preferência.

Modo de preparo: Misture devagar em um recipiente a água junto com a base para o sabonete. Tenha cuidado para não formar espuma. Acrescente o anfótero, misture. Acrescente o Lauril e também misture. Depois, coloque a essência e por fim o corante. Finalize despejando o sabonete artesanal no frasco próprio. 

A apresentação deles fica por conta da criatividade de cada um. Há também quem faça dos sabonetes artesanais uma oportunidade de negócio, já que nem todo mundo tem tempo para preparar em casa seus próprios produtos. Para quem vai comercializar é preciso ficar atenta a qualidade dos materiais utilizados e sempre informar aos clientes sobre a composição da fórmula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here