Shampoo sem silicone para cabelos mais sensíveis e naturais

0
290

Shampoo sem silicone para cabelos mais sensíveis e naturais

O shampoo sem silicone é indicado para cabelos sensíveis, usado por mulheres que gostam de ingredientes naturais e fios livres de resíduos.

Para que serve o silicone? Para cabelos secos, que não refletem luminosidade, rebeldes, difíceis de pentear, com pontas duplas, ele é muito bem-vindo. O silicone alinha melhor a cutícula (parte externa do fio), garantindo um cabelo extremamente macio e com brilho. Um dos usos mais frequentes é como finalizador e reparador de pontas, disfarçando as pontas duplas e diminuindo o frizz. 

O silicone forma uma película protetora dos fios, bloqueando a ação nociva da poluição e outros agentes externos. Ele é um grande protetor térmico, não deixando haver perda da umidade do fio. Deve ser aplicado antes de usar a chapinha ou secador.

Por isso, aparentemente com tantos benefícios, você deve estar se perguntando: por que evitar o silicone?

Os benefícios do shampoo sem silicone

O shampoo sem silicone é indicado para cabelos sensíveis, mais naturais e para quem quer fios livres de resíduos.

Em relação ao aspecto dos fios, o silicone em si não trata, não nutre e nem hidrata, apenas melhora a aparência dos cabelos, dando-lhes aspecto brilhoso e sedoso.

Além disso, podem deixar resíduos que tornam os fios pesados e escorridos. Tudo isso pelo ph baixo do silicone, que fecha a cutícula, engordurando naturalmente o cabelo.

Há silicones solúveis e insolúveis. Os insolúveis se aderem ao fio e, com o acúmulo, pesam,  não possibilitando a penetração de outros produtos, inclusive componentes para hidratar e regenerar.

Na medida do possível, as grandes marcas estão restringindo o uso de silicones não solúveis.

Por que utilizar shampoos sem silicone?

Pelas técnicas No poo Low poo, também não são utilizados ou são evitados os produtos que contém silicone, trazendo várias vantagens: 

  • A fibra capilar fica mais resistente e saudável;
  • O cabelo fica com mais volume e textura;
  • Há menor exposição a produtos químicos que podem causar alergias;
  • O cabelo e couro cabeludo ficam sem excesso de óleo; 
  • Há menor necessidade de lavagens com shampoos anti-resíduos;
  • Não desbota a cor em cabelos tingidos;
  • Evita a quebra capilar.

Quando usar shampoo sem silicone?

Recomenda-se shampoo sem silicone para cabelos oleosos, finos, sem vida, tratados quimicamente. Couros cabeludos sensíveis também se beneficiam deste produto.

Os shampoos sem silicone fazem pouca espuma, não há necessidade de esfregar a cabeça, só massagear e enxaguar.

A  L’Oréal Paris, por exemplo, tem várias fórmulas sem silicones, baseadas nos óleos puros essenciais do gerânio, da árvore do chá e da erva-cidreira.

Para quem é adepta ao silicone e não fica sem ele, há cuidados a serem tomados, como usar sempre antes da chapinha ou escova. Para evitar o acúmulo, é indicado lavar o cabelo quinzenalmente com shampoos anti-resíduos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here