Xô rugas e doenças! Conheça o Shiatsu facial

0
303

Xô rugas e doenças! Conheça o Shiatsu facial

Essa massagem no rosto ajuda no equilíbrio do corpo e ainda afasta as rugas da face. Saiba mais!

A medicina chinesa já descobriu há anos que, além de relaxar, as massagens têm grandes benefícios para a saúde de todo o corpo e podem até rejuvenescer a pele. Esses são apenas alguns efeitos do Shiatsu facial, uma técnica de massagem terapêutica criada na China que funciona de modo parecido com a acupuntura, a reflexologia e a auriculoterapia e estimula os pontos de meridianos e canais de energia no rosto. O método consiste em massagens no rosto para tratar distúrbios de saúde e, de quebra, ainda favorecer a estética.

Isso porque o nosso corpo é um organismo interligado e alguns pontos na face estão diretamente relacionados ao equilíbrio físico e energético de todo o corpo. A região da pálpebra inferior, por exemplo, está ligada aos rins. Isso significa que aquela indesejada olheira pode ser, na verdade, um sintoma de alguma complicação renal. E aquelas rugas que marcam a região das sobrancelhas e deixa a pessoa com uma expressão brava? Elas podem ser sinal de um desequilíbrio na função do fígado.

Cremes e tratamentos faciais para amenizar as rugas são até bem vindos, mas, tratam o problema superficialmente. Já o Shiatsu facial age de forma profunda ao estimular os nervos e músculos faciais, excitando a produção de colágeno, aquecendo a pele e melhorando a circulação sanguínea e energética. Consequentemente, esse processo hidrata a pele, remove as toxinas, previne a flacidez e mantém o rosto saudável e sem tensão.

Benefícios do Shiatsu facial

Outros benefícios da massagem facial são:

Melhora da circulação sanguínea através da oxigenação das células, o que favorece o viço da pele;

Atenua e previne rugas de expressão;

Promove equilíbrio e bem-estar para todo o corpo;

Tonifica a musculatura do rosto;

Auxilia no tratamento da Articulação Temporomandibular (ATM) e relaxa a musculatura do rosto;

Favorece o tratamento do bruxismo;

Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e irritabilidade, inclusive durante a TPM.

É difícil imaginar que uma massagem facial tenha alguma contraindicação, mas o shiatsu aplicado na face não está liberado para todo mundo. A terapia não deve ser feita em casos de febre, infecções, câncer linfático ou de pele, doenças contagiosas, alergias e resfriados.

Como fazer shiatsu facial em casa

E não é preciso ser um expert em medicina chinesa para fazer uma sessão de massagem facial. Claro que é sempre bom recorrer a um profissional, mas se o tempo ou o dinheiro não permitirem, dá para fazer uma sessão particular de shiatsu facial em casa mesmo.

Experimente esses movimentos em frente ao espelho:

1.Para aliviar dores de cabeça

Na região das têmporas, mais ou menos no fim da sobrancelha,  pressione com os dedos indicador e médio e circule com o polegar 20 vezes.

2.Para aliviar sintomas da ATM, bruxismo e labirintite

Pressione o polegar abaixo do lóbulo da orelha e circule 20 vezes.

3.Para combater insônia, tensão nervosa, ansiedade, depressão e pânico

Conte oito dedos para cima a partir do meio da testa e pressione com o polegar durante alguns segundos para acalma a mente.

Agora, se prepare para uma sessão que irá trabalhar a musculatura da face, pescoço e nuca, melhorar o tônus muscular, liberar tensões e prevenir o envelhecimento. Para alcançar bons resultados, faça, no mínimo, três séries de 10 repetições de cada exercício (com um intervalo entre elas), em média três vezes por semana. Os exercícios não devem passar de 5 segundos. Preparada?

1.Para a área da testa

Eleve as sobrancelhas com a ajuda dos dedos e volte ao normal. Depois aproxime as sobrancelhas, como se estivesse fazendo cara de mau. Conte até 10, volte ao normal e relaxe.

2.Para a área das pálpebras

Arregale ao máximo os olhos e volte ao normal, relaxando. Depois olhe para a ponta do nariz, conte até 10 e relaxe.

3.Para lábios e boca

Abra bem a boca e feche devagar, relaxando. Depois faça um bico por alguns segundos e relaxe. Faça novamente um bico e movimente em círculos de um lado para o outro, no sentido horário e anti-horário.

Para deixar esse momento ainda mais aconchegante, que tal aromatizar o quarto ou o banheiro durante o shiatsu facial? Óleos essenciais de laranja doce ou lavanda são ótimos. Além de relaxar e dar sensação de bem-estar, eles são uma delícia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here