O que é shiatsu? Saiba mais sobre esta técnica japonesa

0
178

O que é shiatsu? Saiba mais sobre esta técnica japonesa

Imagine promover a capacidade de auto cura e acabar com dores e incômodos por meio do toque das mãos e da pressão dos dedos em determinados pontos do corpo. Muitas pessoas não sabem o que é o shiatsu, mas ele tem o poder de fazer isso e muito mais. 

Essa técnica de cura milenar japonesa funciona como uma espécie de massagem aplicada em todo o corpo. Ela além de estabelecer um estado de relaxamento, estimula os pontos do corpo que tratam de doenças físicas e emocionais. Em japonês a palavra shiatsu quer dizer, shi (dedo) e atsu (pressão). A pressão com os dedos, plantas das mãos e cotovelos são os movimentos usados na aplicação da técnica. 

Shiatsu: o que é como funciona? 

A massagem do shiatsu atua na busca do reequilíbrio do organismo, fazendo uma reestruturação do fluxo de energia do corpo, por meio de meridianos. Os meridianos são canais energéticos que, muitas vezes estão bloqueados. Com a pressão dos dedos nesses pontos específicos é possível deixar fluir a energia vital antes paralisada. 

Em uma sessão de shiatsu, com aproximadamente uma hora, o terapeuta irá abordar os principais sintomas do paciente, tanto físicos, quanto emocionais. A partir desse relato é possível iniciar o tratamento, que normalmente é realizado em uma maca, dentro de uma sala com som ambiente ou sem ruídos externos. Pode ser necessário o uso de uma manta, pois durante a sessão o calor do corpo tende a baixar. O shiatsu é aplicado em todo o corpo e em alguns pontos onde haja um bloqueio de energia é possível que exista dor ao pressionar o local. 

Mulheres gestantes, pessoas portadoras de doenças como osteoporose, edemas e câncer, além de doentes com processo inflamatórios agudos não podem participar de sessões de shiatsu, somente com a autorização de um médico. A aplicação da terapia milenar do shiatsu não pode ser realizado também em crianças pequenas, sendo indicada terapias alternativas como Tui Na ou Shantala para o público infantil. 

O shiatsu é uma técnica que pode ser aliada a tratamentos de saúde da medicina tradicional e também com o uso de medicamentos convencionais. Ela é recomendada nos casos de: 

– Reumatismo; 

– Dores crônicas;

– Insônia;

– Dores nos ossos

– Depressão e ansiedade;

– Estresse;

– Intestino preso e má digestão;

– Problemas linfáticos;

– Doenças respiratórias;

– Nervo ciático.

Benefícios do shiatsu

Ao estimular o reequilíbrio físico e energético, a massagem do shiatsu oferece algumas melhorias na qualidade de vida de seus pacientes, por conta do restabelecimento do fluxo de energia. Os principais são: 

– Diminui a euforia e ansiedade;

– Ajuda na manutenção da saúde, prevenindo doenças;

– Colabora na melhoria de dores;

– Reduz as tensões;

– Favorece a circulação do sangue; 

– Oferece uma melhoria na concentração e foco nas atividades do cotidiano;

– Fortalece o sistema imunológico. 

Ao conhecer e compreender o que é shiatsu, muitas pessoas acabam escolhendo a técnica, porém é preciso que exista uma interação entre o tratamento e os hábitos de vida do paciente. Procure dormir bem, se alimentar de maneira saudável e praticar exercícios. Só assim será possível aliar um tratamento e conquistar de vez a sensação de bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here