Como identificar os sintomas de câncer de fígado?

0
274

Como identificar os sintomas de câncer de fígado?

Identificar os sintomas de câncer de fígado não é uma tarefa simples. No entanto, algumas dicas podem ser valiosas na hora de buscar um médico para uma avaliação profissional. Acontece que esse tipo de câncer pode se esconder um pouco mais que os outros, fazendo com que o prognóstico seja realizado em estado já avançado da doença. Além disso a doença possui subdivisões que podem exigir exames mais detalhados por parte do profissional de saúde. Embora não esteja no topo da lista das doenças que mais causam complicações na população brasileira, é sempre importante saber quais os sintomas do câncer de fígado e quais as providências tomar. 

Quais os principais sintomas de câncer de fígado?

Os sintomas do câncer de fígado podem ser difíceis de deduzir em um primeiro momento, pois essa doença pode traduzir-se em duas variações:

  1. A primária, em que a doença acomete o fígado em si. 
  2. A secundária em que o fígado é afetado indiretamente, ou seja, o câncer metastático de outro órgão atinge a área do órgão.

Hepatocarcinoma

A hepatite e a cirrose hepática representam cerca de 50% dos casos desse tipo de câncer. A infecção pelo vírus das hepatites B e C são alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de fígado. Uma das maneiras de prevenção de agravamento da doença é a retirada do órgão por via cirúrgica. Claro que é necessário ter havido um reconhecimento clínico sobre o estado de saúde do órgão para só então optar por esse tipo de terapia. Os pacientes que sofrem como hepatocarcinoma costuma apresentar sintomas como:

  • Dor no abdomen;
  • Distenção; 
  • Mal estar;
  • Anorexia; 
  • Estufamento do abdômen, mesmo após refeições leves;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Coceira;
  • Fígado aumentado;
  • Baço aumentado;
  • Pele amarelada;
  • Agravamento da cirrose. 

Embora pontuais os sintomas de câncer de fígado podem estar presentes, mas não significarem que esse é o causador. Na verdade outras doenças podem apresentar sinais muito semelhantes não se tratar de um câncer. O hepatocarcinoma pode ser tratado desde que haja o diagnóstico da doença não tardio. Por isso a importância de entrar em contato com um médico se suspeitar de alguma alteração do seu organismo. 

Após identificados os sintomas de câncer de fígado, quais os tratamentos disponíveis?

Os sintomas de câncer de fígado podem ajudar a identificar o problema para dar início a um tratamento adequado. Em geral a área é removida cirurgicamente, não descartando a possibilidade de quimioterapia e radioterapia, quando necessário, para a diminuiçºao do tamanho do tumor. Isso facilita a retirada no ato cirúrgico. Em casos mais avançados da doenças, em que o câncer está em um estágio em que se espalha para outros órgão, o processo é inverso. Primeiramente realiza-se a cirurgia para só depois proceder a quimioterapia e a radioterapia com via a acabar com os sinais de células cancerígenas.  

Em casos de paciente com cirrose em estágio avançado, o transplantes de fígado é altamente recomendado pelos médicos, pois neste caso a chance de recuperação do fígado afetado é reduzida. 

Em casos de sintomas de câncer de fígado um médico hematologista deve ser consultado para averiguar a saúde do seu órgão e descartar suspeitas em relação às doenças que podem afetar o órgão. Independente de haver ou não os sinais que aqui descrevemos, o mais importante para estar com a saúde em dia, é ser acompanhado por um médico que possa realizar exames periódicos para monitorar suas saúde, lhe proporcionando maior bem estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here