Você conhece esses sintomas de estresse?

0
363

Você conhece esses sintomas de estresse?

 

Queda de cabelo, irritabilidade e até alergia podem ser sinais de que seu emocional está precisando de cuidados.

 

Dados do International Stress Management Association apontam que 70% da população brasileira sofre com sintomas de estresse. No mundo, esse número é ainda mais alarmante: 90%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar disso, muita gente nesse grupo desconhece os sinais do problema.

Infelizmente, ainda há certo preconceito em relação às doenças mentais e emocionais, mas o estresse preocupa – e muito – as instituições de saúde em todo o mundo. Vale lembrar que o estresse é um caminho para a depressão, apontada pela OMS como a maior causa de incapacidade do mundo.

Os sintomas do estresse vão além dos fatores emocionais e, quase sempre, se expressam no corpo. Por isso, pare um pouco para prestar atenção nesses sinais de estresse. Caso você perceba que sente um ou mais, melhor avaliar se não está passando por um quadro de estresse.

Sintomas de estresse

1.Insônia

A pessoa estressada não consegue parar de pensar nos seus problemas, e nada pior do que problemas para tirar o sono. Assim, a insônia é um sintoma típico de estresse.

2.Queda de cabelo

A queda de cabelo é algo normal no dia a dia feminino, porém, quando os fios começam a se acumular pelo chão da casa, pode ser um indicativo do estresse.

3.Cansaço

Sabe quando você acorda com a sensação de estar mais cansado do que quando se deitou? Ou aquela fadiga constante, mesmo depois de um fim de semana relaxante? Isso acontece porque a pessoa estressada está sempre em sinal de alerta e, assim, os momentos de lazer acabam não sendo totalmente proveitosos.

4.Irritabilidade

No dia a dia, é comum se sentir irritado com uma ou outra situação chata, mas, no caso do estresse, há a sensação de estar irritado o tempo, inclusive em situações simples que não incomodavam antes e, agora, trazem aborrecimentos facilmente. Além disso, o estresse pode trazer uma resposta impulsiva a qualquer estímulo, levando o estressado a reagir de modo agressivo ou até mesmo descontrolado em alguns casos.

5.Alterações na pele

Irritações na pele, especialmente aquelas que aparecem da noite para o dia, podem ser sinais de estresse. Acne e sudorese também entram nessa lista.

6.Problemas de estômago e intestino

Crises de estresse causam danos à parede do estômago, levando a quadros de náusea, gastrite e úlceras. Problemas intestinais, como prisão de ventre ou fezes soltas, também não podem ser ignorados como sintomas de estresse.

7.Imunidade baixa

Quadros de estresse intenso podem afetar consideravelmente a imunidade, acarretando diversas doenças.

8.Mudanças de apetite

Falta de apetite ou excesso dele são típicos sinais de estresse que levam a alterações no peso. É comum descontar o estresse na comida, mesmo que inconscientemente.

9.Tonturas

Situações extremamente estressantes podem causar uma irritação no labirinto, órgão da área interna do ouvido que atua diretamente no nosso equilíbrio, por isso, é comum gerar um momento de tontura.

  1. Dores musculares

A tensão que o estresse provoca no organismo leva a dores musculares, especialmente na cabeça, nos ombros, na coluna e no pescoço. O estado constante de alerta provocado pelo problema faz com que os músculos não relaxem, causando as dores e até torções nos músculos.

O estresse está presente, ainda que sem perceber, na vida de muitas pessoas que têm uma rotina corrida e precisam dar conta de várias tarefas. No entanto, é fundamental acionar a consciência corporal e fazer uma leitura dos sinais do corpo. Ao detectar um ou mais sintomas de estresse, procure ajuda e se ajude! Vale terapia, atividade física, prática de um hobby ou quem sabe meditação. Através de atividades que amenizam a correria diária, é possível viver de uma forma mais leve e perceber que as atividades podem – e devem – ser realizadas uma de cada vez.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here