Conheça os sintomas de intolerância à lactose

0
252

Conheça os sintomas de intolerância à lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade que o sistema digestivo tem de digerir completamente o açúcar (lactose) no leite. Como resultado, as pessoas a quem é diagnosticado este problema têm frequentemente sintomas de intolerância à lactose, cerca de 30 minutos a 2 horas após o consumo de produtos lácteos. Esta condição é, geralmente, inofensiva mas os seus sintomas podem ser bastante desconfortáveis.

A deficiência de lactase – uma enzima produzida no intestino delgado – é a causa da má absorção da lactose, no entanto, existem casos em que apesar da pessoa apresentar baixos níveis de lactase, são capazes de digerir produtos lácteos sem problema.

Sintomas de intolerância à lactose

Os sintomas mais frequentes da intolerância à lactose são:

  • Dor abdominal (tipo cólica)
  • Diarréia (muito raramente prisão de ventre)
  • Gases
  • Inchaço abdominal
  • Vômitos esporádicos

Por vezes, podem ocorrer dores de cabeça, fadiga, perda de concentração, dores musculares e articulares, além de úlceras na boca.

O que fazer se tiver sintomas de intolerância à lactose?

Em caso de suspeita de intolerância , faz-se uma dieta sem lactose por duas semanas para ver se os sintomas melhoram. Se melhorarem, a pessoa provavelmente tem intolerância à lactose.

Com a  reintrodução aos poucos dos alimentos com lactose, avalia-se os graus de tolerância.

 

Não há tratamento para a intolerância à lactose.

A diminuição ou retirada de leite e derivados melhoram os sintomas, que vão desde dores abdominais e gases até úlceras na boca.

Mas isso exige cuidado. A ausência de leite na dieta pode levar à deficiência de cálcio, sendo necessária  a sua reposição. Existem muitos produtos que podem substituir o leite, como o leite de amêndoa, de linhaça, de soja e de arroz, além de produtos lácteos sem lactose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here