Suplementos alimentares: o que são e para que servem

0
271

Suplementos alimentares: o que são e para que servem

Eles são aliados de quem busca engordar ou emagrecer, ganhar massa muscular ou quer ter mais disposição no dia a dia, mas é preciso usar com cuidado.

Os suplementos alimentares são produtos químicos especialmente desenvolvidos para complementar a alimentação, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Eles podem fazer fornecer vitaminas e minerais, como no caso dos multivitamínicos que promovem melhoria no bem-estar, ou conter apenas substâncias específicas como proteínas e carboidratos, por exemplo, para quem pratica algum esporte.

Como o próprio nome sugere, os suplementos alimentares não substituem uma dieta alimentar saudável, mas atuam como um auxílio para suprir algumas demandas que nem sempre são totalmente satisfeitas nos alimentos. Por isso, devem ser usados sempre com prescrição de um médico ou nutricionista, pois o excesso de vitaminas ou outras substâncias pode prejudicar o funcionamento do fígado e dos rins.

Tipos de suplementos alimentares

O mercado conta com vários suplementos alimentares. Os mais comuns são:

1.Hipercalórico

Atuam no ganho de peso.

2.Termogênico

Auxiliam no emagrecimento, pois agem aumentando a queima de gordura e o metabolismo. Podem ser consumidos antes ou após o treino, ou ainda ao longo do dia, para manter o corpo ativo e ganhar mais disposição. É importante ressaltar que mesmo os suplementos alimentares termogênicos naturais, como à base de cafeína, gengibre e pimenta, podem causar efeitos colaterais como insônia, palpitações cardíacas e até problemas no sistema nervoso, por isso, é importante ter atenção às recomendações médicas para uso.

3.Proteico

Indicados para aumentar o ganho de massa muscular, à base de proteínas. Geralmente, eles são tomados após a atividade física, para potencializar a absorção dos nutrientes.

4.Antioxidante

Ajudam a combater os sinais de envelhecimento. Com componentes antioxidantes, esses suplementos alimentares fortalecem a saúde das células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce.

5.Hormonais

Auxiliam a regularização hormonal em momentos como a menopausa

6.Naturais

Podem ser feitos em casa, como sucos e vitaminas que incluam açaí e pimenta. Os suplementos alimentares naturais não prejudicam o corpo, mas também precisam de orientação do médico ou do nutricionista.

Como usar os suplementos alimentares

Para alcançar os objetivos desejados, é importante seguir a quantidade e os horários dos suplementos alimentares indicados pelo médico ou nutricionista. Vale lembrar que esses profissionais irão recomendar o melhor tratamento para cada caso, por isso, os suplementos prescritos para você podem não ser a melhor opção para a sua amiga, por exemplo.

É também fundamental associar a toma de suplementos a um estilo de vida saudável, especialmente nos casos dos que auxiliam no peso, como os hipercalóricos e os termogênicos.

Para finalizar, a melhor forma de combater o déficit de vitaminas é mantendo uma alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais integrais e frutos secos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here