Teste alérgico: quais são, para que serve e como se preparar

0
349

Teste alérgico: quais são, para que serve e como se preparar

O teste alérgico é um tipo de exame que serve para determinar as alergias que a pessoa suspeite que possui. Ele pode revelar diversos tipos de alergia e por isso é muito recomendado principalmente para pessoas que apresentam pele sensível, vermelhidão e coceira por mais tempo que o normal. O teste alérgico pode ser feito no consultório de um dermatologista, mas o médico indicado para fazer o exame é o alergologista. Além disso, teste de alergia podem ser realizados com coleta de sangue, que também determinam os tipos de alergia a pessoa carrega em seu organismo.

O que é um teste alérgico? Para que serve?

Para realizar um teste alérgico, o primeiro passo é procurar um alergologista ou dermatologista, eles são os responsáveis por cuidar da saúde da sua pele, neste caso. Existem hoje no mercado dois tipos de teste para alergia, são eles:

1. Teste de alergia nas costas: uma fita contendo a substância do qual o paciente acredita ter alergia é colada às costas do mesmo. Então o médico irá pedir que você aguarde 48 horas para saber se haverá reação à substância, confirmando ou não a alergia. 

2 . Teste de alergia no antebraço: com resultados mais rápidos, esse teste consiste em pingar algumas gotas da suposta substância alérgica no antebraço do paciente. Após 20 min a reação será revelado positiva ou negativa. 

Se a sua alergia parece ser alimentar, o teste de provocação oral irá ser solicitado por seu médico. Como os testes cutâneos, este também faz com que você entre em contato com o alimento que supostamente lhe dá alergia. Imagine que você é alérgica a camarão. O que ocorrerá é uma pequena ingestão de camarão para aguardar reações. Claro, isso tudo é realizado em consultório médico e sempre monitorado. Já o teste de alergia sanguíneo tem maior abrangência, podendo revelar outros tipos de alergia, de acordo com as substâncias presentes no corpo. 

Como devo me preparar para o teste alérgico?

Realizar um teste alérgico não necessita de muita preparação, mas sim de alguns cuidados importantes. Afinal se trata de sua pele e por isso muitos fatores podem interferir no resultado final. Perfumes e cremes para o corpo estão proibidos, por exemplo. Para quem utiliza anti histamínicos o ideal é ficar pelo menos duas semanas sem a medicação, para que os testes tenham maior chance de identificar as alergias.  Mais algumas dicas importantes:

  • Medicamentos prescritos, que não sejam antihistamínico, devem continuar sendo tomados, 
  • No local do teste a pele deve estar sem lesões;
  • Quem utiliza corticóides tópicos ou sistémicos deve solicitar orientação médica, para saber quanto tempo antes do teste evitar o uso;
  • Não ingerir antiinflamatorios, como o AAS, por exemplo;
  • Evitar a exposição solar das  costas ao sol uma semana antes do dia do teste de alergia;
  • Loções e cremes estão proibidos, além de perfumes e óleos perfumados. Com pelo menos 6 horas de antecedência. 

O teste alérgico é capaz de indicar alergias causadas na sua pele de uma forma rápida e indolor. Desde que você siga as recomendações do seu médico para que os resultados sejam fiáveis. Muitas pessoas acreditam que possuem algum tipo de alergia no corpo, mas evitam buscar ajuda médica, não faça isso, pois um tratamento correto para uma pele alérgica irá proporcionar bem-estar e disposição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here