Teste de gravidez positivo ou negativo? E agora?

0
394

Teste de gravidez positivo ou negativo? E agora?

 

O teste de gravidez positivo pode trazer reações de alegria para quem está tentando, ou de surpresa para quem não tinha um bebê nos planos a curto prazo. Quem procura fazer um teste de farmácia ou um exame Beta HCG de laboratório, é porque apresenta um ou mais sintomas [inserir link do artigo sintomas de gravidez primeira semana] e quer tirar logo a dúvida se é um teste de gravidez positivo ou não.

Hoje vamos explicar como interpretar os diferentes tipos de exame de gravidez, e o que fazer caso o resultado seja “bebê a caminho”.

 

Exames de farmácia: teste de gravidez positivo

 

Os exames de gravidez disponíveis nas farmácias são conhecidos também como “teste simples” ou “teste rápido”, e fazem jus ao nome. A maioria é composta por um pequeno dispositivo que parece um termômetro, em que a mulher pode urinar diretamente nele ou em um potinho separado. Os resultados costumam sair em aproximadamente 5 minutos. No resultado do teste de gravidez positivo aparecerem dois traços ou uma cruz, mesmo que uma linha esteja mais fraca que outra.

Já a marca Clearblue oferece um teste de gravidez digital que vem até com indicador de semanas.

 

Exame Beta HCG: teste de gravidez positivo

 

O exame Beta HCG determina através da coleta de sangue a presença desse hormônio produzido pelo organismo durante a gestação. É o teste mais preciso de todos, e varia entre o qualitativo e o quantitativo.

O qualitativo tem como resultado uma resposta: teste de gravidez negativo, não está grávida; ou teste de gravidez positivo, está grávida.

Já o quantitativo mostra a quantidade de Beta-HCG presente no sangue. Veja abaixo como se determina o teste de gravidez positivo:

  • O diagnóstico depende dos valores de referência de cada laboratório. Vamos utilizar aqui um valor de referência hipotético de 5 mIU/ml, utilizado por alguns laboratórios brasileiros. Se no campo de resultado o valor for superior a 5 mUI/ml, significa que a mulher está grávida. Se inferior a 5 mIU/ml a mulher não está grávida, ou está com menos de 3 semanas de gestação, o que torna a presença do hormônio Beta HCG quase indetectável.

 

Tenho um teste de gravidez positivo, e agora? Logo após detectar a gravidez você deve procurar um médico ginecologista que lhe pedirá alguns exames, e então começa o seu pré-natal. Tire um tempo para si mesma para pensar a respeito e se acostumar com a ideia de que está carregando uma nova vida. E cuide-se sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here