Conheça 5 tipos de acne, causas e tratamentos

0
454

Conheça 5 tipos de acne, causas e tratamentos

Existem muitos problemas de pele, mas a acne é uma das que mais afeta a aparência das pessoas. Alguns tipos de acne já foram identificados e provavelmente se você chegou até esse artigo é porque sobre de algum deles. Seja como for, saiba que a acne é causada pela obstrução do poro, uma inflamação que muitas vezes pode até levar à baixa auto-estima por conta das grandes espinhas e cravos que descaracterizam a pele. Por isso, se você sofre com esse problema, ou conhece alguém que não sabe o que fazer, uma lista dos principais tipos de acne e as razões pelas quais elas surgem. Talvez alguns você nem saiba que existiam. 

5 tipos de acne e o que fazer

1. CRAVOS

Quem nunca lutou contra os pontinhos pretos, que atire a primeira pedra. Os cravos costumam surgir na superfície da pele como resultado do entupimento do poro por pele morta, poluição e outros agentes nocivos. A maior parte das pessoas já teve a experiência dos pontinhos pretos, e sabe o quão desagradável, e feio, eles deixam a pele. 

O que fazer: Depende do estágio da sua pele e a profundidade dos cravos. Se está somente no início, esfoliar, manter o rosto limpo e tonificado deve resolver o problema. Em casos mais antigos,o melhor é buscar um dermatologista ou clínica de estética para uma limpeza profunda. 

2. PÁPULA

São como uma pré espinha. Elas aparecem como pequenos pontos vermelhos, as vezes bastante doloridos, e cheios de inflamação. 

O que fazer: Não toque, nem tente espremer. As pápulas podem deixar seu rosto cheio de cicatrizes. O melhor é utilizar uma pomada tópica com agente anti inflamatório e anti bactericida. 

3. ESPINHAS

Inflamação na pele causada pelo excesso de óleo preso entre o poro e a pele. Possui bactérias em seu interior e por isso torna-se um processo inflamatório. As causas para as espinhas são as mais diversas, desde hormônios na adolescência à ovário policístico. 

O que fazer: O melhor que se tem a fazer é ir ao dermatologista investigar porque suas espinhas surgiram, depois desse passo, escolher um tratamento de seja adequado. 

4. CISTOS

Parecem grandes espinhas que aparecem sob a pele. Um dos tipos de acne mais doloridos, no entanto seu o pus característico das outras versões. Os cistos costumam aparecer com um tamanho bastante grande e o melhor é não tocar. 

O que fazer: ao menor sinal de que está desenvolvendo cistos na pele procure um dermatologista. 

5. ROSÁCEA

Semelhante ao cisto, mas em menor tamanho, sua pele irá se encher de marcas avermelhadas como se fossem minúsculas florzinhas. Quando irritadas podem causar um pouco de dor e deixar cicatrizes. 

O que fazer: a rosácea deve ser tratada com produtos tópicos, como pomadas com ação antibacteriana. 

Tratamentos para os tipos de acne

O tratamento para os tipos de acne dependem sobretudo do grau em que se apresentam. O passo que você deve dar em casa é realizar a higiene da pele, todos os dias, se possível mais que uma vez, tentando inibir a oleosidade. Essa higienização deve ter presente sabonetes, tônicos e hidratantes específicos para pele oleosa e, de preferência, que não contenham óleo em sua composição. O tratamento via oral deve ser prescrito por médicos. Mesmo as pomadas tópicas, que possuem elementos mais agressivos devem ser apresentados no consultório médico. Evite utilizar medicações sem o conhecimento de um profissional, isso pode piorar ainda mais o estado do seu rosto. As clínicas estéticas também possuem tratamentos para ajudar no combate à muitos tipos de acne, tais como: peeling, microdermoabrasão, laser e luz pulsada. Uma grande carta na manga para voltar a ter uma pele saudável. 

Os tipos de acne podem afetar você de muitas maneiras, mas agora que você já conhece um pouco mais, tente identificar qual o tipo está afetando seu corpo, o que auxiliará na busca por uma solução mais adequada. Lembre-se que acne não tratada pode evoluir de grau, por isso, o importante é estar sempre atenta aos cuidados com a pele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here