Conheça 6 tipos de alergia na pele e como evitá-los

0
2542

Conheça 6 tipos de alergia na pele e como evitá-los

A pele é o maior órgão do corpo humano. E por isso apresenta muitos tipos de alergia na pele. Várias são as causas de início de processos alérgicos, mas quase todas podem apresentar os mesmo sintomas: vermelhidão na pele e coceira. Essas alergias mais comuns, são dermatites e por isso não são contagiosas. Podem estar sendo causadas por hábitos que você nunca reparou. Por isso listamos os 6 tipos de alergia na pele, mais comuns e fáceis de ser identificados. 

6 tipos de alergia na pele e seu agente causador

1-Fragrâncias: sim, talvez você nunca tenha percebido, mas seu perfume, sabonete, gel de banho, shampoo e condicionador estejam causando processos alérgicos em sua pele. Repare bem se você tem notado coceiras ou vermelhidão quando aplica algum desses produtos. Se a resposta for sim, é hora de dar adeus a essa marca ou substituir por óleos essenciais perfumados.

2-Lã: a lã em si não é capaz de dar alergia. O que acontece é que o processo de fabricação leva outros elementos, sintéticos que misturados com a lã podem desencadear coceiras intermináveis. Neste caso procure sempre ler as etiquetas para conhecer o material que com o qual sua roupa foi confeccionada. 

3-Produtos de limpeza: os produtos de limpeza na maior parte das vezes possui muitos componentes agressivos à pele, por isso é melhor tomar cuidado e sempre seguir a recomendação dos rótulos. Alguns produtos podem, inclusive, queimar a pele, em caso de uso inadequado.

4-Cosméticos: Não adianta economizar, produtos de baixa qualidade vão acabar por se tornar uma dor de cabeça e quem sabe uma alergia das grandes. Às vezes, mesmo os produtos mais famosos podem utilizar substâncias que não se adequa a sua pele, nesse caso troque o produto por outro sem fragrância, por exemplo. Muito cuidado às datas de validade, jamais utilize nada em sua pele se a data de validade estiver vencida. 

5- Picada de mosquitos: Os mosquitos logo antes de nos picar, injetam um tipo de anticoagulante que permite nos sugar o sangue. Esse é um dos tipos de alergia na pele mais recorrentes, que afeta principalmente as crianças. Neste caso o melhor é tentar não coçar, pois pode se tornar uma pequena ferida que deixará cicatriz ou mancha na pele.  

6-Níquel: Ele é usado em bijuterias e podem causar grande sofrimento quando apresenta alguma reação alérgica. Isso porque se não for notada com rapidez, a alergia ao níquel em anéis, correntes e brincos pode chegar a queimar a pele, causando desconforto na pessoa alérgica. Nesse caso, as pessoas com esse tipo de alergia devem utilizar apenas metais nobres, como o ouro. 

Subdivisão dos tipos de alergia na pele

Agora que você já conhece os 6 tipos mais comuns de alergia na pele, entenda como funciona a classificação das alergias e suas reações na derme. 

  • Angioedema: trata-se de uma lesão avermelhada que causa coceira e vermelhidão na pele. Ela é capaz de atingir as camadas mais profundas da pele, causando inclusive inchaço nos lábios, nos olhos e na língua. 
  • Dermatite de contato: a mais comum das subdivisões de alergia. Ela ocorre quando a pessoa toca em coisas específicas desencadeando o processo alérgico. 
  • Urticária: mais leve que o angioedema, a urticária apresenta placas avermelhadas e coceira. Pode ainda aparecer no formato de pequenas bolhas. Normalmente a urticária é desencadeada por medicação, picada de insetos e ingestão de alimentos dos quais a pessoa não é tolerante. 

Os vários tipos de alergia na pele nem sempre precisam de ajuda médica, no entanto, caso o problema se agrave é essencial buscar ajuda de um profissional qualificado. Em geral pessoas que conseguem manter um melhor cuidado com a pele, através de produtos de higiene e hidratação, acabam por criar uma barreira que dificulta os processos alérgicos. Manter um bom nível de hidratação interna também é importante nesse aspecto, portanto beber água suficiente por dia, pode evitar alergias inesperadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here