Tipos de yoga: qual combina com você?

0
243

Tipos de yoga: qual combina com você? 

A prática milenar da yoga cada dia mais vem conquistando o mundo ocidental, oferecendo a possibilidade de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. 

Adotar um novo estilo de vida, onde o físico e a mente consigam encontrar um equilíbrio, é um dos principais motivos que conquista tantos adeptos desta modalidade. Existem diversos tipos de yoga e cada um deles oferece um benefício diferente. 

Criada na Índia há mais de cinco mil anos, a Yoga foi, com o passar dos anos, se transformando, ganhando novos espaços e sendo disseminada em diversos lugares pelo mundo. Por conta disso, ela  teve que se adaptar a cada nova cultura, o que inevitavelmente acabou levando ao surgimento de variados tipos de yoga.   

Tipos de yoga: conheça 7 práticas

Escolher dentre todas as vertentes da yoga uma que se adeque melhor aos seus objetivos é a melhor forma de realizar a prática. Relaxamento, conexão espiritual ou esforço físico são apenas alguns dos tópicos que podem diferenciar uma da outra. Conheça as principais yogas praticadas: 

1 – Hatha Yoga

Indicada para quem está iniciando, a Hatha Yoga é tida como a maneira mais clássica da prática e também a mais popular. Suas asanas (nome dado para as posturas da yoga) não utilizam nenhum tipo de acessório e exigem equilíbrio, permanência e flexibilidade do corpo. O tempo de cada uma das posições é contabilizado pelo número de respirações. 

2 – Ashtanga Yoga

Essa prática consiste basicamente em seis séries fixas de posturas, que podem ser praticadas com a ajuda de um professor ou por conta. A ideia é que o praticante passe para as outras séries, apenas quando estiver dominando as posições anteriores, o que acaba  gerando um autodesafio e consequentemente, a sensação de superação Indicada para quem busca aliar disciplina e condicionamento físico, a Ashtanga é uma vertente da yoga que exige do corpo uma maior flexibilidade alinhamento e força. 

3 – Kundalini Yoga

A Kundalini é o nome da energia fundamental do indivíduo que se encontra na base da coluna até o topo da cabeça e sustenta os sete chakras alinhados pelo centro do corpo. Dentre os tipos de yoga, a Kundalini Yoga procura a estimular a região utilizando a respiração e as posturas que possam oferecer uma conexão espiritual e o equilíbrio dessas forças.  

4 – Tantra Yoga

Do sânscrito, a palavra tantra quer dizer trama de tecido, um emaranhado de fios. Ao contrário do que muitos imaginam, a ideia da Tantra Yoga é a de que tudo está entrelaçado.  Sua prática utiliza posturas, respirações e mantra, bem como o uso de imagens e diagramas em adoração a Shakti, a Grande Deusa no hinduísmo. 

5 – Raja Yoga

Quem gosta de meditar certamente irá gostar da Raja Yoga, uma das práticas que buscam o equilíbrio espiritual, sem utilizar de muitas posições e condicionamento físico. Ela trabalha com o estado meditativo e o da adoração. 

6 – Iyengar Yoga

Praticada de maneira mais lenta, ele tipo de yoga foca no tempo de permanência em cada asana, o que auxilia na melhoria da postura corporal, na permanência e na respiração. Ao tomar mais conhecimento em relação os movimentos, o praticante consegue explorar melhor seus sentimentos e emoções, auxiliando na purificação dos pensamentos.  

7 – Mantra Yoga 

A Mantra Yoga trabalha com o controle da mente e a concentração por meio de cânticos em sânscrito, bem como a entonação de sílabas sagradas como o OM, o primeiro som do universo. 

O equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções são os objetivos comuns de todos os tipos de yoga que apresentamos aqui. O ideal é buscar qual delas oferecem o melhor benefício para o que você procura dentro da prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here