Tosse alérgica e os remédios caseiros para a cura

0
309

Tosse alérgica e os remédios caseiros para a cura

 

Reagindo em defesa do corpo, a tosse alérgica nada mais é do que uma forma do organismo de expulsar elementos estranhos que possam irritar as próprias vias respiratórias. Ao sentir um determinado cheiro, o sistema imunológico da pessoa com alergia ativa células que provocam imediatamente uma reação inflamatória.

 

Ao contrário da normal, a tosse alérgica costuma ser seca e sem sintomas como febre, olhos congestionados e falta de apetite. Por ser de difícil diagnóstico, o melhor a fazer é consultar um médico especialista para uma investigação sobre o histórico do início da crise e a realização de exames alérgicos. Só com esses resultados ficará mais fácil identificar quais são os motivos que resultam na doença alérgica respiratória.  

Tosse alérgica: o que pode causar?

 

A tosse alérgica normalmente é causada quando o alérgico entra em contato com alguma substância que seu organismo não reconhece. Esse elemento se transforma em um gatilho, provocando uma reação inflamatória que ativa a alergia e consequentemente desencadeia uma forte tosse. Os elementos mais comuns que causam alergia são:

 

– Cheiro de pólen (flores);

– Ácaros;

– Nicotina (fumaca de cigarro);

– Pelos de animais como cachorro e gatos;

– Poeira;

– Poluição do ar;

– Brusca variação de temperatura.

Remédios caseiros contra a tosse alérgica

 

Alguns alimentos naturais podem ajudar na melhora de doenças alérgicas respiratórias, como o caso da tosse alérgica. Confira abaixo uma lista que preparamos com as mais eficientes:

Abacaxi

Bata no liquidificador um abacaxi inteiro e acrescente folhas de hortelã e um suco de limão. Adoce com mel.  

Água

Hidratar o muco é a forma mais fácil de eliminá-los. Se a tosse alérgica piora durante a noite, o recomendado é tomar um copo de água morna com mel antes de deitar para dormir. O ideal é que a garganta não fique seca

Cravo e canela

Coloque em uma panela 500 ml de água e acrescente 3 cravos da Índia, 1 casca de canela em pau e 1 fatia grossa de limão espremido. Após a fervura, peneire e deixe abafar por 15 minutos. Utilize mel para adoçar. Tome sempre morno ou quente.

Morango

No liquidificador, bata 10 morangos com suco de limão. Acrescente mel e própolis.

Romã

Corte uma romã inteira de tamanho médio e coloque em 500 ml de água para ferver. Deixe esfriar e faça diariamente gargarejo com a solução.

Tanchagem

Use 20 gramas de folhas de tacharem para cada 1 litro de água. Coloque as folhas na panela e acrescente a água. Deixe repousar com a tampa por 5 minutos, coe e depois espere amornar para tomar.

 

Não é recomendado o uso de mel e algumas ervas para bebês e  crianças abaixo de 3 anos. Por isso, separamos algumas receitas específicas para os pequenos:

Cebola

Coloque a casca marrom de uma cebola  marinando em um pouco de água com a arcar na geladeira por um dia. No dia seguinte, um colher da água para a criança (em temperatura ambiente).

Cenoura

Prepare na panela um xarope com 1 cenoura, o suco de 1 limão e 1 colher de açúcar. Deixe de molho e coe, dando uma colher 3 vezes ao dia para a criança.

 

O uso de um nebulizador no quarto pode ajudar a combater a crise de tosse alérgica. Se não tiver um em casa, pode colocar um balde com água na hora de dormir, próximo da cama. Se a irritação alérgica não melhorar depois de 7 dias, o ideal é buscar ajuda médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here