Veja exercícios para um treino funcional em casa

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Veja exercícios para um treino funcional em casa

Nada de desculpas! O treino funcional em casa chegou para mostrar que é possível praticar exercício físico sem precisar de academia.

Praticar exercício físico não é um privilégio apenas de quem bate ponto nas academias. O treino funcional em casa está aí para mostrar que todo mundo pode manter a atividade física em dia e o melhor: a custo quase zero e com a vantagem de poder ser feito em qualquer horário.

O treino funcional em casa é uma série de exercícios físicos que proporcionam emagrecimento, queima de gordura e tonificação muscular sem necessidade de usar aqueles aparelhos das academias e ginásios. Os movimentos usam, principalmente, o peso do corpo e ajudam a desenvolver habilidades como equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, agilidade e força.

A internet já traz alguns vídeos gratuitos de programas de treino funcional em casa de acordo com o objetivo de cada pessoa. O segredo, assim como em todo exercício físico, é começar, manter a disciplina e a persistência. Por isso, nada de desculpas! Prepare aquela playlist animada, confira esse circuito que preparamos para você fazer seu treino funcional em casa e comece a dar adeus ao sedentarismo.

Treino funcional em casa

1.Avanço com ataque

Fique em pé e mantenha as pernas afastadas, seguindo a largura do quadril;

Com a perna direita dê um passo para frente;

Abaixe até fazer um ângulo de 90 graus com o joelho;

Repita o exercício 16 vezes com cada perna, sempre voltando para a posição inicial e recomeçando.

2.Agachamento

Fique em pé, com as pernas afastadas e alinhadas com o quadril;

Flexione os joelhos até o ângulo de 90 graus e estenda os braços para frente;

Repita esse movimento 15 vezes.

3.Subida

De frente para um degrau ou um banco firme, incline o corpo para frente;

Coloque o pé esquerdo sobre o banco e mantenha a pé direito no chão;

Dê impulso e suba no banco ou no degrau rapidamente;

Repita esse exercício 20 vezes, alternando entre as pernas.

4.Escalar montanha

Em posição de flexão, apoie as mãos no chão, mantendo os braços esticados seguindo a linha dos ombros;

Estique uma perna para trás e flexione a outra até encostar o joelho no abdômen;

Faça os movimentos rapidamente;

Repita o exercício 20 vezes, alternando as pernas.

5.Escadaria

Quem tem escada em casa deve subir a escada de dois em dois degraus;

A descida deve ser devagar e de um degrau de cada vez;

Repita o exercício 3 vezes.

6.Burpees

Em posição de agachamento, apoie as mãos no chão;

Rapidamente, jogue as duas pernas para trás e depois volte para a posição de agachamento;

Finalize com um salto levantando os braços, o mais alto possível;

Repita o exercício de 12 a 15 vezes.

7.Prancha

Deite-se de bruços sob o chão, apoie os seus cotovelos sobre o chão e use a ponta dos pés como ponto de apoio para os membros inferiores;

Eleve a região pélvica e fique nessa posição de 20 a 60 segundos;

Repita o movimento por 3 vezes.

Quem pode fazer o treino funcional em casa?

Qualquer pessoa pode fazer o treino funcional em casa, mas lembramos que é importante passar por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física. Também é fundamental respeitar os limites do corpo, manter uma alimentação saudável e se hidratar para alcançar os resultados desejados.

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