Umectação capilar: o que é e como funciona

0
225

Umectação capilar: o que é e como funciona 

Cabelos ressecados, secos e sem vida? Que tal experimentar a umectação capilar, a técnica de massagem capilar indiana com óleo vegetal que ajuda a acabar com o frizz e o aspecto poroso dos cabelos, trazendo vigor, brilho aos fios, prevenindo quebras.  

O procedimento é indicado para mulheres com cabelos crespos, cacheados ou que estejam passando por transição, porém se bem retirado o óleo, ele também pode ser aplicado em quem possui cabelos lisos. A umectação capilar com os óleos vegetais auxilia na reposição dos nutrientes e deixando os fios mais macios e definidos. 

Umectação capilar: tudo sobre a técnica

A técnica consiste, basicamente, em umedecer todo o cabelo com óleo, pois o objetivo é nutrir fio a fio com as propriedades naturais.  Não é necessário lavar o cabelo para iniciar o procedimento, já que o óleo sela os fios. Confira o passo a passo:

1 – Divida o cabelo seco em mechas para facilitar a massagem capilar com óleo de sua preferência. Só assim será possível que o produto penetre em todas as partes. 

2 – O processo é de enluvar o cabelo, termo usado para dizer que o produto deve ser passado em toda a mecha, deslizando o óleo da raiz até chegar na ponta dos fios. Não precisa encharcar, a quantidade pode ser pequena. (Para quem tem a raiz oleosa, é melhor não  passa na região pois o óleo costuma deixar por um tempo o aspecto molhado). 

3 – O tempo para o produto agir é de no mínimo 2 horas. Pode deixá-lo ao natural, não precisa de touca.

4 – Ao atingir o tempo necessário, é hora de enxaguar as madeixas com o shampoo de sua preferência com água fria. É preciso lavar bem para tirar todo o óleo presente nos fios. Se preciso, use o shampoo por até três vezes. 

5 – Use condicionador e leave-in como de costume, finalizando o processo com secagem natural dos cabelos.

Qual óleo usar?

Os óleos que podem ser utilizados na massagem capilar indiana são: 

  • Óleo de coco: ótimo custo-benefício, o óleo de coco age diretamente na estrutura dos cabelos por possuir vitaminas E e K, além de ácido graxos. 
  • Óleo de abacate: tem tido queda de cabelo? Então o ideal é o óleo de abacate, pois possui vitamina A, D e E, ômega 9 e lecitina. 
  • Óleo de argan: funciona como um tratamento de choque, pois nutre por completo trazendo um brilho natural. 
  • Óleo rícino: extraído da mamona, ele oferece a limpeza dos fios e maciez. 
  • Óleo de amêndoa: possui vitaminas A e B, ajudando a nutrir os fios. 
  • Óleo de oliva extra virgem: Barato e cheio de propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento das células, o óleo de oliva é um dos preferidos das mulheres com cabelos cacheados. 

Umectação capilar com o óleo quente

Há também quem prefira realizar a umectação do cabelo com o óleo vegetal quente, mas atenção: é preciso deixar que ele fique morno para utilizar. Por conta do aquecimento ele proporciona a abertura das cutículas do fio, recebendo mais rápido e melhor os nutrientes. Tanto que, uma dos benefícios da técnica com a alta temperatura é que o tempo de agir cai de 2 horas para apenas 40 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here