Umectação com azeite: passo a passo

0
364

Umectação com azeite: passo a passo

Parece que os produtos de cozinha estão ganhando lugar como cosméticos na nossa penteadeira: vinagre de maçã, óleo de coco, leite, aveia, ovos, são alguns exemplos de descobertas para revitalizar os cabelos. Mais recentemente, a umectação com azeite ganhou o gosto de quem procura um cabelo mais sedoso e hidratado.

 

Na verdade, o azeite de oliva já é usado para tratar dos cabelos há milhares de anos, quando ainda não havia fórmulas sintéticas para criar emolientes para os cabelos, justamente a propriedade que o azeite de oliva promete. Hoje já existem muitos shampoos, condicionadores e cremes que contêm versões de emolientes feitas em laboratório.

 

Veja quem pode fazer a umectação com azeite e como aplicar a técnica nos cabelos.

Quem pode fazer a umectação com azeite

Existem alguns motivos para fazer a umectação com azeite, indicada principalmente para as mulheres que têm cabelos frágeis, opacos e secos:

Frágeis

O azeite de oliva é muito benéfico para quem tem cabelos secos e quebradiços porque conseguem manter a hidratação e dão força para os fios mais frágeis. Mas use com cuidado. Se você não tem cabelos secos, corre o risco de aplicar o azeite de oliva para a umectação e deixar os fios pesados e oleosos.

Com química

Cabelos que tenham passado por processos químicos – como botox, progressiva, descoloração e tintura – têm muito a ganhar com a umectação com azeite. Porém, é importante esperar cerca de 72h após o seu tratamento antes de fazer o procedimento. Se o seu cabelo for descolorido, tome cuidado para que o azeite não deixe manchas da sua coloração verde nas mechas.

Pontas duplas

O azeite de oliva pode ajudar a suavizar as pontas duplas ou queimaduras nas pontas dos cabelos. Para ter mais resultado, aplique uma dose generosa contando um palmo a partir das pontas do cabelo (pode não ser necessário aplicar na raiz). Uma vez que estará tratando as pontas, proteja as costas e os ombros para que o azeite não manche a sua roupa. Se quiser fazer a umectação com azeite em todo o cabelo, comece pelo couro cabeludo e massageie até as pontas.

Como fazer a primeira umectação com azeite

Se é a sua primeira tentativa, tenha um pouco de paciência para testar quantidades antes de sair aplicando azeite pelo cabelo – tente primeiro com uma ou duas colheres de sopa e veja como o seu cabelo se comporta antes de aumentar a dose.

 

Depois, massageie toda a extensão dos fios para espalhar o azeite. O tempo que você deve deixar o produto nos cabelos fica a seu critério, mas é recomendável deixar por 15 minutos, de preferência com uma touca de hidratação para os fios.

 

Quando já estiver mais acostumada com o procedimento, você pode aumentar ou diminuir o tempo. O ideal é que, nas primeiras tentativas, você procure entender mais sobre as doses e tempo ideal de ação do azeite de oliva no cabelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here