Unhas fracas? Veja como acabar com o problema

0
393

Unhas fracas? Veja como acabar com problema

Aprenda a fortalecer suas unhas com os produtos certos e algumas dicas caseiras.

Unhas que agarram nos cabelos e nas roupas, quebram com facilidade, descamadas e com aspecto poroso, manchadas ou que demoram a crescer são sinal de fraqueza. Muitas mulheres sofrem com unhas fracas e os motivos são vários.

Antes, é importante entender que as unhas são formadas por camadas de queratina que ficam presas por um tipo de cola. Quando essa cola não é abastecida com os nutrientes necessários ou a unha sofre algum tipo de trauma – como ação de produtos químicos, muito tempo debaixo de água ou até mesmo vibrações de instrumentos musicais como violão e violino –, as camadas se soltam e deixam as unhas fragilizadas.

Por isso, saber o porquê da fraqueza das unhas é o primeiro passo para tratar o problema. Veja como identificar a causa e quais os tratamentos indicados para deixar suas unhas fortes, lindas e saudáveis.

Unhas fracas: causas

De uso constante de produtos químicos a distúrbios alimentares, os principais motivos que podem deixar as unhas fracas são:

– Uso em excesso de acetona ou removedor e esmaltes;

– Falta de nutrientes e vitaminas na alimentação;

– Uso de produtos químicos;

– Fungos ou bactérias;

– Anemia;

– Hipotireoidismo;

– Desnutrição;

– Habito de roer as unhas.

Unhas fracas: como tratar

Usar uma base fortalecedora e proteger as mãos com luvas durante uso de produtos químicos são boas medidas para fortalecer as unhas. Veja outras dicas para acabar com o problema das unhas fracas.

– Prefira esmaltes que não tenham ingredientes corrosivos ou que causam alergia, como tolueno e formaldeído;

– Invista em uma dieta rica em proteínas, nutrientes e minerais que atuam na saúde das unhas, como zinco, enxofre, cálcio e silício;

– Use bases fortalecedoras, de preferência formuladas por dermatologista;

– Use creme hidratante para mãos e unhas. Alguns são específicos para o tratamento das unhas fracas e quebradiças e são facilmente encontrados em farmácias e drogarias;

– Há no mercado alguns óleos específicos para nutrir e fortalecer as unhas;

– Opte por usar removedor de esmalte sem acetona.

Unhas fracas: receitas caseiras

Também é possível tratar as unhas fracas com receitas caseiras.

Dica 1

Misture cinco gotas de limão em uma pequena quantidade de azeite de oliva. Aplique com um palito de madeira sem ponta (pode ser de picolé), empurrando delicadamente a cutícula, por cima das unhas, na cutícula, embaixo das unhas e na pele ao redor dos dedos. Use à noite, durante sete dias.

Dica 2

Misture um vidro de base incolor, meio dente de alho picado e um cravo da índia. Passe com o pincel da base na unha durante duas semanas, mas não se preocupe que o cheiro não fica na unha!

Dica 3

Misture um vidro de base incolor com três gotas de óleo essencial de cravo e três gotas de óleo essencial de copaíba. Passe nas unhas fracas durante duas semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here