Cura ao alcance: cientistas anunciam a vacina para diabetes

0
277

Cura ao alcance: cientistas anunciam a vacina para diabetes

Há algum tempo, um curioso texto anunciando a vacina para diabetes vem circulando pela internet. Destaque em redes sociais e em grupos de conversas via mensagens telefônica enfatizam os benefícios às pessoas portadora de diabetes. O que muita gente tem dúvidas é da veracidade dessa informação. O Brasil registrou na última década um aumento significativo da doença. O que faz com que os especialistas fiquem alertas em relação ao descobrimento da possível vacina para diabetes. Afinal, essa é uma notícia verdadeira ou mais uma fake news (notícia falsa)? Descubra. 

Os milagres da ciência moderna e o descobrimento da vacina para diabetes

A vacina para diabetes parece ter enchido os olhos e o imaginário dos portadores da doença. Acontece que nem tudo que circula na internet é verdade. Já são mais de 13 milhões de brasileiros que convivem com a doença, portanto era de se esperar algum tipo de milagre da ciência com a tal vacina. Um aumento de casos de mais de 60% desde 2008, faz com que uma “descoberta” seja capaz de invadir as redes sociais e as notícias, que se espalham rapidamente. Antes de mais nada, você sabe o que é diabetes? Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “o diabetes é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue que, a longo prazo, podem causar sérios danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos”.  

Diabetes tipo 1: é uma doença autoimune que devido a uma falha no organismo, ele acaba por atacar o pâncreas e a destruir as células de insulina. A doença geralmente é diagnosticada ainda quando criança. 

Diabetes tipo 2: Já a diabetes tipo 2 está íntimamente ligada a maus hábitos de vida e fatores genéticos. Essa variação da doença é em geral detectada em pessoas acima dos 40 anos. Sedentarismos, má alimentação e peso acima do recomendado são fatores de risco do desenvolvimento da doença. 

A verdade sobre a vacina para diabetes

A verdade é que a história que envolve a vacina para diabetes teve início em meados de 2012. Pesquisadores americanos ligados ao Massachusetts General Hospital apontaram a possibilidade de utilizar o BCG, tratamento para tratar a tuberculose, como tratamento e talvez cura para a diabetes tipo 1. Em fase preliminar o estudo apontou a possibilidade de reversão da doença. Animador, não é? Porém essa notícia é apenas uma fake news, pelo menos por enquanto. 

A vacina para diabetes na verdade está neste momento sendo estudada, e testada, por um grupo maior de pessoas, nos Estados Unidos. O financiamento a qual os pesquisadores tiveram acesso tem duração de pelo menos 4 anos, e como outras pesquisas, podem não demonstrar resultado satisfatório no período, levando mais algum tempo. Além disso, a vacina é apenas para o tipo 1 da diabetes e não para os outros tipos, por isso, é sempre bom ficar atenta às notícias. 

A vacina para diabetes está em fase de testes, e deve levar ao menos mais 3 ou 4 anos para de fato, se houver resultado positivo, ser liberada aos laboratórios farmacêuticos para ser disponibilizado ao público. A terapia para diabetes tipo 1 e tipo 2 ainda inclui dieta específica, medicação e insulina, quando necessário. Em caso de dúvidas procure um médico endocrinologista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here