Como valorizar a sua beleza natural

0
314

Como valorizar a sua beleza natural

 

Mostrar a sua beleza natural é um ato de amor-próprio e de empoderamento. No universo dos cosméticos e tratamentos estéticos existem tantos produtos para o corpo todo, dos pés aos cabelos, que prometem melhorar isso ou aquilo. Mas por que precisamos melhorar algo que é uma característica nossa? Que graça teria se fossemos todos iguais?

A sua beleza natural é única. Você pode até encontrar aspectos no seu corpo que julga como defeitos, não tem problema, ninguém é perfeito mesmo. Mas temos certeza de que você tem tantas qualidades que superam aqueles detalhes que te incomodam.

Então vamos bater um papo sobre autoestima nas suas particularidades, coisas que podem destacar sua beleza individual.

 

Beleza natural nos cabelos

 

Quando falamos sobre a beleza natural nos cabelos não estamos falando daquele famoso produto de relaxamento dos fios. Cada cabelo tem uma estrutura diferente, mas em algum momento da história iniciou-se a moda de ter cabelos lisos e chapados, ou seja, aquele liso alinhado, sem frizz e sem volume. As mulheres então correram para os cabeleireiros para fazer escova progressiva, escova definitiva, escova inteligente, alisamento coreano, e por aí vai. E sabe quem ganhou muito com tudo isso? A chamada indústria da beleza. As marcas de cosméticos e os salões de beleza lucraram pra valer.

Porém, fica a questão, se só o cabelo liso é bonito, porque existem outras texturas de fios? A natureza sozinha coloca tantas coisas maravilhosas nesse mundão, e a diversidade é que torna tudo ainda mais belo. Felizmente, as mulheres têm se empoderado cada vez mais, e mostrado que seus cabelos naturais são muito bonitos, sim. Lisos, cacheados, crespos, ralos ou volumosos, os seus cabelos são só seus e são lindos.

 

Beleza natural do corpo

 

O culto ao corpo é algo construído socialmente, e nem sempre pensando na beleza natural de cada um. Nas aulas de história aprendemos que na era medieval o corpo bonito era o gordo, pois era símbolo riqueza e saúde. Isto porque a oferta de alimentos não era tão farta como hoje, então só engordava quem tinha muito dinheiro para ter comida à vontade.

Depois disso a coisa desandou para a sociedade continuar acreditando que só era bonito o corpo que estivesse na moda em sua época, principalmente quando se trata do corpo da mulher. Já teve a fase de que a mulher bonita era a curvilínea, com peitos grandes, bumbum avantajado, coxas grossas.

E a era da magreza extrema, em que atrizes, modelos e as mulheres em geral queriam ser muito magras e de corpo reto, o que virou um problema de saúde pública, já que os índices de transtornos alimentares como a bulimia e anorexia aumentaram.

De uns tempos para cá parece que a moda é ser fitness. Ter um corpo sarado, trabalhado na academia ou no crossfit, com baixos níveis de gordura. As chamadas musas do Instagram postam fotos às 6 da manhã já malhando, e depois tomando aquele café da manhã com frango e batata-doce. Agora é a vez da indústria fitness ganhar, o que engloba as academias e as empresas de suplementos alimentares.

 

Inspire-se na sua beleza natural

 

Você acha que vale mesmo a pena sofrer para ter o corpo da moda? Ter uma alimentação saudável [incluir link do artigo como ter uma alimentação saudável] e praticar exercícios físicos é ótimo para a saúde. Cuidar do seu corpo é um ato de amor para você mesma. Mas não sofra se você não se enxerga como a musa fitness. Cada corpo é um corpo, e a beleza natural também está nestas diferenças. Então não se inspire para ter um corpo igual ao de ninguém, combinado? Se você tomou a iniciativa de melhorar o seu físico, faça isso por você.

A blogueira Cristal, do blog Um ano sem lixo, em seu texto “Beleza Natural e Feminismo” conta sobre suas experiências ao descobrir e aprender a valorizar sua beleza natural. Você pode acompanhar esse artigo inspirador clicando aqui.

 

Aqui no blog nós levantamos a bandeira da beleza natural, de que você é linda do jeitinho que é. Você não precisa gastar rios de dinheiro para ser e se sentir atraente. Concordamos também que beleza interior e exterior estão intimamente ligada, então se você se amar e cuidar da mente, o que está do lado de fora pode brilhar ainda mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here