Veja as principais causas de dores nas juntas do corpo

0
400

Veja as principais causas de dores nas juntas do corpo

As articulações são responsáveis pelos movimentos do corpo e, quando há algum problema, doem bastante.

 

Se você sofre com sensação de desconforto, incômodo ou dores nas juntas do corpo como dedos, joelhos ou ombros, saiba que não está sozinha. Problemas nas articulações afetam cerca de 15 milhões de pessoas de todas as faixas etárias no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

As articulações incluem extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas e são responsáveis por boa parte dos movimentos corporais. E justamente por estarem em constante movimentação, é comum aparecerem dores articulares.

Causas de dores nas juntas do corpo

 

A dor nas articulações pode surgir devido a uma série de fatores. É normal, por exemplo, sentir algumas juntas doloridas após uma série de exercícios físicos e, nesse caso, não há motivos para preocupação. Entretanto, ligue o pisca-alerta se sentir dores nas juntas do corpo que te atrapalham nas atividades diárias e vêm acompanhadas de sensação de queimação ou rigidez. Isso pode ser sintoma de um problema mais sério.

Veja algumas doenças que podem causar dor articular e converse com seu médico se suspeitar de que alguma delas seja seu caso:

1.Artrite reumatoide

Artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa a degeneração da cartilagem de uma articulação, levando a sintomas como rigidez, dor e inflamação no local. Essa é a causa mais comum de dores nas juntas do corpo em pessoas com mais de 45 anos.

2.Bursite

As bursas são bolsas de líquido que protegem e absorvem o impacto sobre o osso, permitindo que músculos e tendões se movimentem livremente sem causar atrito na estrutura óssea. Quando as bursas inflamam ocorre a bursite, que provoca dor articular.

3.Lúpus

O lúpus é uma doença do sistema imunológico que, quando não tratada, pode atingir articulações, deixando-as inchadas e doloridas, além de afetar também pele, sangue, rins e outros órgãos. Algumas pessoas têm, ainda, erupção nas bochechas, perda de cabelo, problemas de respiração, problemas de memória, feridas bucais, boca e olhos secos.

4.Gota

Todo mundo sabe da importância de uma alimentação rica em proteína, mas, quando o consumo é em excesso, o corpo aumenta a produção de ácido úrico, que causa uma reação inflamatória no corpo conhecida como gota. Além da dor articular, é comum sentir também calor, inchaço e vermelhidão. Os sintomas costumam começar no dedão do pé e depois se espalham para outras articulações. Desidratação, álcool, bebidas açucaradas, sobrepeso e até alguns medicamentos também podem causar gota.

Outras causas prováveis para dores nas juntas do corpo são:

Condromalácia patelar

Doenças infecciosas

Hepatite A, B ou C

Gripe

Sarampo

Caxumba

Parvovirose

Febre reumática

Rubéola

Catapora (Varicela)

Lesões e fratura

Osteomielite

Artrite séptica

Tendinite

Procure ajuda médica se, além da dor nas articulações por mais de três dias, você sentir também febre e perda de peso não intencional.

Tratamento

Alguns cuidados são eficazes para tratar e, o melhor, prevenir a dor articular. Se as articulações começarem a doer sem motivo aparente, faça compressas quentes ou frias para aliviar a dor. Procure um médico se a dor persistir por mais de três dias e não se automedique. O tratamento da dor varia de acordo com a causa, por isso, apenas um médico pode informar qual medicação é mais indicada para cada caso. Se a dor estiver forte, use apenas remédios já prescritos pelo seu médico para evitar o risco de alergias.

Além disso, mantenha o controle do seu peso para não aumentar a pressão sobre as articulações, faça exercícios físicos regularmente para fortalecer os músculos e tirar a tensão do local, consuma alimentos ricos em cálcio e vitamina D, não passe muito tempo sentado, não fume, evite usar salto alto com frequência e alongue-se. Esses são pontos importante para evitar dores nas juntas do corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here