Yoga para crianças: conheça os principais benefícios

0
255

Yoga para crianças: conheça os principais benefícios

Para quem pensa que yoga é apenas um complexo composto de posturas e respirações está muito enganado. Ela é um conjunto de conhecimentos elaborados a mais de cinco mil anos, com o objetivo de harmonizar corpo e mente. Muito praticada por adultos, começa agora a ganhar força também na modalidade infantil, com aulas de yoga para crianças.

 

A yoga para crianças geralmente é praticada de forma lúdica, com instrumentos que despertem a criatividade e a imaginação dos pequenos, como músicas, contos e brincadeiras. Do sânscrito, a palavra yoga vem de “yuj”, que quer dizer integrar ou unir, ideal para quem precisa aprender tanto nos primeiros anos de vida.

Yoga para crianças: como funciona?

De certa forma, logo ao nascerem os pequenos já desenvolvem naturalmente alguns dos princípios da yoga para iniciantes. É comum crianças praticarem posturas de alongamento da coluna ou posição do gato de maneira orgânica, pois a flexibilidade física nessa idade é inata, o que infelizmente vai se perdendo com o passar do tempo.

 

Ao contrário de outras atividades que envolvem o físico, a yoga não possui competitividade, até porque, uma das ideias é a de que cada um aprenda a conviver com o outro, respeitando os próprios limites e os limites do colegas da turma. Não existe o certo e nem o errado, muito menos o vencedor e o perdedor. Um dos objetivos é que a criança tenha a consciência da comunhão entre os seres humanos e o mundo a sua volta.

 

As aulas de yoga para crianças costumam trabalhar os seguintes elementos:

 

– Asanas: que são as posturas da prática da yoga’;

 

– Pranayamas: são as respirações que auxiliam na concentração;

 

– Mantras: sons sagrados.  

Benefícios da prática

As técnicas da prática constante dessa arte milenar podem trazer muitos benefícios no desenvolvimento da infância. Já nos primeiros contatos, a yoga para iniciante auxilia na compreensão do momento presente, sem nos preocuparmos com o passado ou com o futuro. Junto com isso, traz a força mental e ajuda a desenvolver o pensamento positivo.

 

Os principais ganhos ao introduzir a yoga na vida das crianças são:

 

– Diminuição da ansiedade e da agitação;

 

– Desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e resistência física;

 

– Benefício da consciência corporal e o respeito com os limites do corpo;

 

– Fortalecimento corporal em especial ossos, articulações e músculos;

 

– Consciência da respiração pelo nariz e diafragmática;  

 

– Desenvolve a criatividade e a imaginação;

 

– Melhora do sono e postura;

 

– Autonomia e motivação;

 

– Auxilia na socialização, com autoestima e autoconfiança;

 

– Traz concentração, calma e tranquilidade no desenvolvimento de atividades, ajudando no controle das emoções;

 

– Ajuda a manter a mente quieta, o que auxilia nos momentos de aprendizado.

 

Muitas mulheres já começam a iniciar seus bebês na yoga, desde a gravidez. Uma gestação com a contínua prática pode oferecer ao feto um melhor desenvolvimento físico e mental, pois auxilia na baixa do estresse, ansiedade e medo da mãe. A yoga para crianças possui na sua essência a busca pela construção de seres humanos melhores e mais bem preparados para viver em sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here